A princípio, as pessoas que trabalham de carteira assinada tem direito a uma série de benefícios pelos seus serviços prestados ao longo do tempo. Bem como, dentre esse benefícios está o Pis que pagar os benefícios por direito de pessoas que trabalham para algum órgão privado. Já o Pasep paga àqueles que prestam serviços à órgãos públicos. Desse modo, o pagamento do Pis e do Pasep já estão programados e com data marcada para o ano de 2023.
Contudo, é possível que você tenha direito ao benefício e ainda não descobriu se seu saldo está positivo. Pensando nisso deixamos aqui um texto informando sobre todo o processo de como conferir seu saldo disponível, seja ele no Pis (servidores da rede privada) ou Pasep (servidores da rede pública). Além disso, a partir do mês em que você nasceu se pode consultar o calendário para encontrar a data para sacar o seu benefício de 2023. Confira todos os detalhes abaixo:
Sobretudo, o governo federal criou no ano de 1970 ambos os programas que propõe um incentivo para distribuir melhor a renda entre os servidores e ainda ampliar a aproximação dos mesmos com as empresas. Desse modo, com o Pis aqueles que prestam seus serviços a alguma instituição de âmbito privado pode obter uma renda de benefício por isso. Bem como, aqueles que prestam a alguma instituição pública também conseguem obter esse benefício.
No entanto, o total que o Pis e Pasep recebem pelas empresas é repartido e destinado a diferentes setores. Sendo assim, parte vai para o FAT que repassa o valor de abono salarial e seguro-desemprego aos servidores. Já outra parte fica com o BNDES, conhecido por ser o banco que empresta para as empresas uma quantia para investir na evolução dos negócios, assim gerando um maior fluxo na economia.
Além de trabalhar para uma empresa privada, no caso do Pis, ou para um órgão público no caso do Pasep, outros requisitos também são exigidos. Logo, tem direito ao benefício quem já foi cadastrado por seu empregador no sistema.
Quanto ao Pis, o cadastro se dá por meio da Caixa Econômica. Por outro lado, as pessoas que tem direito ao Pasep podem se cadastrar pelo Banco do Brasil. Das duas formas, a empresa dispõe de um cartão que contém o número da inscrição de cada trabalhador. Depois, o repasse do benefício se dá depois, por esses mesmos bancos.
Quanto a esse outro benefício, ele também está ligado ao Pis e Pasep e todos aqueles que estão cadastrados e prestaram serviços durante o ano base, tem direito de receber. Nesse caso, para o ano de 2023, o ano base a se levar conta é 2021.
Ainda mais, só tem direito a esse benefício as pessoas que durante o ano base trabalharam por um período de ao menos 30 dias com a carteira assinada. Também é indispensável que a empresa tenha atualizado todos os dados pessoais básicos do servidor ao RAIS ou ao eSocial.
Em suma, ao que se refere ao valor do benefício que se pode ter em 2023, para as pessoas que trabalharam apenas durante 1 mês no período do ano base podem receber R$ 110,00. Por outro lado, quem trabalhou durante o período completo de 12 meses, o valor do benefício é de R$ 1.320,00.
Assim como todo ano acontece, em 2023 o repasse também vai acontecer de forma escalonar até a data de 17 de julho. Além disso, o resgate apenas vai estar disponível até 28 de dezembro de 2023. Caso você seja um desses servidores que tem acesso a esse benefício, fique atento as datas para não deixar de sacar.
Abaixo deixamos listado as datas do calendário de repasse do Pis conforme o mês em que você nasceu. E ainda a lista de datas do Pasep conforme o seu último número do cadastro no programa.
Datas de Pagamento do Pasep
Por fim, quanto a consulta para descobrir se o abono salarial vai estar disponível no seu Pis Pasep em 2023, ela pode ser realizada ligando para o número de telefone 158. Ou ainda, uma alternativa é buscar online por meio do site do Governo Federal. O repasse do benefício Pis quem faz é a Caixa Econômica e o beneficiado pode usar seu cartão cidadão para ir em um caixa eletrônico e sacar o valor.
Contudo, caso o cartão cidadão não esteja em seu porte, leve em mãos seu documento de identificação original com foto. Por outro lado, o Pasep é repassado a partir do Banco do Brasil e acontece de modo automático para a conta do beneficiado.