No ano de 2017 o Departamento Nacional de Trânsito colocou em circulação a CNH Digital para os motoristas terem acesso direto pelo celular. Sobretudo, essa versão digital do seu documento funciona assim como a física e tem o seu mesmo valor judicial. Além disso, o app que está disponível para dispositivos iOs ou Android, também apresenta diversas outras funções como notificar para recall, conferir multas e mais. O processo de cadastro da sua carteira de motorista digital é muito simples.
Esse produto que partiu da união entre o Denatran e o Serpro, está muito mais moderno e com muitas facilidades. Hoje, não é mais preciso que o motorista compareça a uma unidade do Detran de seu estado ou ainda que use o certificado digital. Dessa forma, apenas o que é preciso é que o motorista tenha em mãos sua CNH com o Qr Code impresso (emitido nas carteiras a partir de 2017) para ler e ter acesso a todos os dados pelo celular.
Antes de mais nada, se um motorista deseja ter em seu dispositivo a carteira digital, é preciso que ele entre na loja de aplicativos Google Play Store ou App Store e então baixar o app. Além disso, também é preciso que na hora de acessar pela primeira vez o motorista submeta a um cadastro biométrico com a câmera do próprio celular.
Depois disso, o app consegue reconhecer se de fato é o motorista dono da CNH que está tentando acessar a versão digital. Ainda mais, uma segunda etapa é solicitada para garantir a segurança de seus dados, sendo uma “prova de vida”. Logo, esse teste seria o mesmo que realizar alguns movimentos em frentes a câmera com o rosto em diferente posições. Confira os próximos passos desse cadastro digital e tudo o que ele pode oferecer:
Por fim, o sistema pede para que o motorista insira uma senha de 4 dígitos em sua conta. Essa chave será necessária todas as vezes que o usuário deseje acessar a carteira no app. Assim, com todos os passos concluídos a carteira já fica disponível no aparelho.
Acima de tudo, é possível que o motorista tenha acesso a sua carteira pelo celular até mesmo se estiver sem conexão à uma rede de internet. No entanto, caso você não porte seu celular e nem mesmo a versão física da sua CNH, a multa por não portar a carteira de motorista será aplicada da mesma forma, no valor de R$ 88,38 e ainda pode acumular mais 3 pontos em sua carteira.
Sobretudo, além de oferecer a versão digital da sua carteira de motorista, com o App é possível também obter outras funções. Por exemplo, acesso ao seu CRLV Digital, notificações para que você possa fazer recall do veículo em questão e ainda descobrir sobre suas multas pendentes no documento.
Agora a plataforma envia notificação quando o seu veículo precisa passar por um recall e ainda informa os detalhes de algum defeito que o veículo apresente. Ainda há algumas indicações para atender quando uma falha aparece e pode causar acidente. Além disso, também se pode verificar uma lista de meios para contato da empresa que é responsável pelo recall.
Ainda mais, agora também é uma função que o app oferece, o alerta de prazo para vencer sua CNH. Logo, quando está a um prazo médio de 30 dias antes que sua carteira vença o aplicativo notifica para que o motorista possa renovar. Desse modo, o condutor não tem a chance de ter sua carteira apreendida por dirigir sem renovação.
Acima de tudo, uma outra função que agora a plataforma disponibiliza é de consultar multas e infrações de trânsito na carteira do motorista. Desse modo, o motorista pode conseguir pagar por todas as suas multas pela carteira digital.
Com o Ministério da Infraestrutura, também há a chance para que se indique qual é o principal motorista do veículo em questão por meio do App. Desse modo, no App você consegue indicar o motorista com os seguintes passos:
Para concluir o cadastro do condutor principal, é preciso baixar o app no aparelho do mesmo. Caso outro motorista queira indicar um condutor principal, deve-se então entrar em acordo.
Então, quando o processo é concluído o órgão responsável recebe a notificação automática e já é registrado direto o condutor indicado como principal do veículo. Dessa forma, inclusive as infrações serão passadas para o novo condutor principal.
Os condutores de veículos que possuem CNH regular podem comercializar seu veículo. Desse modo, a partir do mês de março essa opção de transferir um veículo para outro nome vai estar disponível a todos que possuem o app baixado no celular e o cadastro pela plataforma do governo federal.
Então, com esse novo sistema em função as pessoas não vão mais sofrer com os longos processos burocráticos em cartório para transferir o veículo a um outro nome. Já que com o app todo o processo se realiza em poucos instantes.