Em suma, esse programa de benefício social é intitulado a partir de leis estaduais. Desse modo, não é o Governo Federal quem cuida de gerir esse benefício e repassar a população. Bem como, quem vai organizar alguns detalhes como por exemplo, quantia de vagas para fazer a inscrição na CNH social, também é governo do seu estado. Depois que a lei é criada pelo governo do estado, fica responsável ao DETRAN estruturar todas as condições do programa social.
Sobretudo, através da CNH Social qualquer pessoa consegue ter a chance de realizar o processo para emissão da carteira de motorista sem pagar por nenhum encargo. Ainda mais, em média o que se gasta para a emissão da primeira via de uma carteira de motorista é R$ 1.600. Dentro desse valor está incluso algumas etapas como: exames físicos e mentais para declarar o cidadão apto a tarefa, aulas teóricas, exame teórico, aulas práticas e exame prático.
Desse modo, esse é um dos motivos para muitas pessoas que se encontram e situação de extrema pobreza não conseguir realizar esse processo para emissão da CNH. O que faz o governo repensar sobre dispor do benefício, sendo que com isso muitas pessoas vão conseguir uma nova fonte de renda para a família. Diferentes de muitos que dirigem de forma irregular sem se preocupar com as leis. Diante disso, até mesmo o governo pode obter muitos benefícios com esse programa social. Isso porque com mais fontes de renda a sociedade consegue girar melhor o mercado de trabalho, conseguinte também a economia.
Então, para que você consiga ter acesso a todas as informações sobre a inscrição da CNH social, como quantia de vagas e pontos onde se oferece o benefício, é preciso ficar atento aos comunicados do governo estadual. O DETRAN do seu estado vai emitir editais onde se pode conferir todas as informações, desde data de inscrição até critérios para conseguir o benefício.
Em suma, não se estabelece um prazo fixo de inscrição para participar do programa de CNH Social. Então, a depender do edital divulgado pelo governo de seu estado, as datas podem variar e também os critérios exigidos para ter acesso ao programa. Além disso, também vai depender de cada estado o número de vagas disponíveis à população. Contudo, dentre os estados que oferecem o benefício social estão 18 diferentes governos nesse ano que dispõem a CNH sem nenhum custo. Confira abaixo a lista de estados com o programa de CNH Social:
Depois que o DETRAN do seu estado passa a dispor das vagas para a população, o processo para se inscrever no programa é muito simples e se dá todo de forma online. Então, depois que passa pelo processo de análise o beneficiado deve ir até a autoescola que o governo encaminha para começar seu processo. Em geral, o governo encaminha essas pessoas até a unidade de autoescola mais perto possível. Vale lembrar, que para ir até uma autoescola e realizar seu processo se deve sempre ter em mãos seus documentos pessoais necessários para garantir o benefício. Para cadastro siga os passos a seguir: