FGTS -Guia de como Consultar o Saldo Online


Basicamente o FGTS está entre os principais direitos garantidos aos trabalhadores brasileiros com carteira assinada. Além disso, nos últimos anos se tornou o recursos mais usado pelos brasileiros na compra da casa própria.  No geral, trata-se de um fundo formado por depósitos mensais feitos pelo empregador.

No entanto, vale deixar claro que grande parte dos trabalhadores tem acesso ao saldo do FGTS apenas em casos específicos. Por exemplo, casos de demissão sem justa causa, financiamento de imóveis, campanhas do Governo Federal e várias outras. Isso se deve ao fato do fundo de garantia ter sido criado com objetivo de garantir estabilidade para os trabalhadores que atuam dentro do regime CLT.

Sendo assim, os recursos provenientes dos depósitos do empregador formam o fundo que se torna uma reserva para ser usada em situações especificas. Vale deixar claro que todos os depósitos ocorrem em uma conta da Caixa vinculada ao trabalhador. Saiba que o FGTS é um pagamento que deve ser feito pelo empregador de modo obrigatório e não pode ser descontado do funcionário em nenhuma hipótese.

FGTS -Guia de como Consultar o Saldo Online

Quem tem direito á receber o saldo do FGTS?

Sobretudo, para que tenha direito á receber o saldo do FGTS, saiba que vai ter que se encaixar em algumas das regras trabalhistas para ter acesso ao fundo. Antes de mais nada, o trabalhador deve ter a contratação dentro das previsões do regime CLT. Dessa forma, ao ter a contratação dentro do regime, o trabalhador recebe o valor de 8% do salário em sua conta vinculada ao FGTS.

Os contratados como Jovem Aprendiz também tem o direito de receber o FGTS. No entanto, neste caso os depósitos são menores e equivalem apenas 2% do valor do salário do jovem aprendiz. Os empregados domésticos devem receber depósitos do empregador de 11,2% do salário bruto. Vale ressaltar que os depósitos são feitos pelas empresas, mas não incidem sobre o pagamento de férias, décimo terceiro, abono salarial, aviso prévio, horas extras e outros adicionais.

Saiba ainda que em casos de interrupção de contrato de trabalho, a empresa ainda deve continuar realizando as contribuições durante todo o período de afastamento. Isso tem validade em casos de acidente de trabalho ou quando o empregado deve fazer um tratamento de saúde. Também em casos de licença maternidade, paternidade ou prestação de serviço militar.

Afinal, para que serve o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço?

O FGTS tem como objetivo garantir que o trabalhador tenha uma reserva financeira para usar em casos de demissão sem justa causa e outros tipos de situações. Saiba ainda que a empresa deve pagar uma multa rescisória de 40% sobre o valor depositado na conta do trabalhador.

Ainda que uma parte do valor seja sacado pelo trabalhador, por exemplo, em casos de financiamento de imóvel, a multa de 40% é feita com os depósitos feito durante toda época em que o trabalhador esteve na empresa.

Embora muita gente não saiba, o saldo do FGTS não fica parado. Isso porque o saldo do FGTS fica disponível para uso em investimentos e administrado pela Caixa Econômica. O saldo da conta do FGTS do trabalhador então conta com um rendimento de cerca de 3% ao ano.

FGTS -Guia de como Consultar o Saldo Online

Como consultar o saldo do FGTS? Guia Completo:

Primeiro, vale deixar claro que pode consultar o saldo do FGTS em contas ativas e inativas. Dessa forma, a consulta pode ser feita pela internet, dentro de poucos minutos e com muita facilidade. Para fazer a sua consulta, vai ter que entrar no site da Caixa e realizar um cadastro.

No entanto, também pode consultar o seu saldo junto ao app Caixa Trabalhador e Meu FGTS que estão disponíveis no Google Play e Apple Store. Ao entrar em um dos canais digitais, basta usar o seu CPF ou PIS para que consulte o saldo do seu fundo de garantia.

Por fim, agora que já sabe como pode consultar o saldo do FGTS em poucos minutos. Basta seguir o passo a passo do guia acima para que faça esse processo em poucos minutos e sem complicação. Até mais!

Compartilhe
Autor: Bruno Moreira

Relacionados

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book. It has survived not only five centuries, but also the leap into electronic typesetting, remaining essentially unchanged. It was popularised in the 1960s with the release of Letraset sheets containing Lorem Ipsum passages, and more recently with desktop publishing software like Aldus PageMaker including versions of Lorem Ipsum.
© 2024 - Noticias do ADS

Aviso de Cookies

O site Noticias do ADS utiliza cookies e tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência de navegação e, ao continuar, você concorda com estas condições. Política de privacidade OK