Em suma, hoje no Brasil são muitas as mulheres que se encontram em uma situação crítica por não obter renda para cuidar de seus filhos. Desse modo, as dificuldades que se enfrenta vão além do que a família pode controlar. Pensando nisso, o governo vem desenvolvendo um programa para oferecer benefícios as mulheres, o Auxílio Mãe Solteira. Então, para mudar essa situação atual essas mulheres vão poder receber um valor fixo.
Em geral, o Auxílio Mãe Solteira funciona como o também conhecido Auxílio Brasil. Logo, essas mães recebem o valor de duas parcelas por mês desse antigo programa. A princípio, as mulheres que terão preferência para receber o benefício são aquelas que cuidam de seus filhos sozinhas. Abaixo informamos tudo o que você precisa saber sobre o programa, para entender como funciona e ainda como ocorre a solicitação de quem pode receber. Acompanhe:
Tem acesso ao benefício as pessoa que cumprem com os seguintes critérios listados a seguir:
A princípio, o valor que se destina ao benefício do Auxílio Mãe Solteira já tem um valor pré-definido. Esse valor fica em torno de R$ 1.200 por mês para cada mãe. Ainda mais, este ainda é projeto que esta em etapa de votação para ser aprovado.
Sobretudo, esse novo programa de benefício sociais também vai ser mais um dos tantos que o governo federal dispõe. Desse modo, apenas após obter a aprovação que o programa vai obter os passos para que a pessoa se cadastre e receba. Contudo, ainda não foi confirmado porém a previsão é para que o programa passe pelo sistema do CadÚnico e ofereça as pessoas que estão aptas.
Quem pensou e criou esse auxílio fixo para as mães solteiras no país, foi a deputada no Distrito Federal, Erika Kokay do PT. Além disso, também houve parte na criação pelo ex-deputado Assis Carvalho do PT no estado do Piauí. Em suma, o auxílio de Mãe Solteira foi pensado no ano de 2020 e quem aprovou o programa foi a Comissão dos Direitos da Mulher. Hoje, o projeto está em uma etapa de análise e ainda vai ter que passar pela Comissão de Finanças e Tributação. O esperado é que no ano de 2023 já tenha aprovação completa.