Sem dúvidas, tirar a CNH trata-se de um processo que pode gerar inúmeros gastos. Sendo assim, para que diminua ou até mesmo se livre desse tipo de gasto, saiba que pode contar com o programa CNH Social. Isso porque, esse programa permite que pessoas de baixa renda conquiste a primeira habilitação gratuitamente.
Contudo, nem todos conhecem sobre o programa CNH Social. Mas, para te ajudar, reunimos no artigo a seguir um guia explicativo com todos os principais detalhes sobre o programa CNH Social. Acompanhe e saiba mais:
Antes de mais nada, saiba que a CNH Social trata-se de um programa de política pública quem tem como objetivo estimular pessoas de baixa renda a conquistarem a Carteira Nacional de Habilitação. Contudo, vale deixar claro que não é um programa do Governo Federal.
Por isso, nem todos os estados contam com a CNH Social. Para fazer parte do programa, o candidato deve se inscrever nas regras para obter desconto ou isenção no processo da carteira de habilitação.
O programa surgiu com o objetivo de facilitar que pessoas de baixa renda tenham acesso a Habilitação. Dessa forma, o SENAT e o SEST se uniram em 2011 para fazer uma campanha com esse objetivo. O projeto foi apresentado ao Governo Federal do Brasil e desde então foi iniciado pelo Detran de cada estado.
O candidato passa por todas as etapas tradicionais exigidas pelo CTB para conquistar a habilitação. No entanto, o diferencial da CNH Social é que o candidato vai ficar livre de todos os gastos envolvidos no processo para tirar a carteira de motorista. Contudo, apenas os candidatos selecionados pelo programa é que tem acesso aos descontos junto ao Detran e as autoescolas.
Devido ao fato da CNH social ser totalmente gratuita, existem algumas regras que vai ter que cumprir para que faça parte do programa. Embora as regras podem mudar de estado para estado, existem algumas que existem em todo o país. Confira a seguir quais são:
Saiba ainda que alguns estados podem solicitar que o candidato faça parte de programas sociais, como o Bolsa Família. Também podem exigir que esteja no banco de dados do Cadastro Único.
Se está dentro do perfil exigido para fazer parte do programa, vai ter que fazer a sua inscrição junto ao programa da CNH Social. Vale ressaltar que a inscrição pode variar de estado para estado. No entanto, o interessado vai precisar reunir todos os documentos necessários e fazer a inscrição junto ao site do Detran. Confira a seguir todos os estados que fazem parte do programa:
Enfim, ter a chance de tirar a Carteira Nacional de Habilitação sem pagar por nada é uma grande vantagem. Portanto, não perca essa grande chance de realizar o sonho de torna-se um condutor habilitado. Siga agora mesmo todo o nosso guia do post acima para que faça sua inscrição no programa e tenha sua habilitação gratuita. Boa sorte!