Assim que tiramos a CNH, todos já se preocupam com as multas de transito. Sendo assim, ao ganhar uma multa o condutor ganha uma notificação. Vale lembrar que podem chegar pelos correios e mostra se você infringiu alguma das leis de trânsito presente no CTB (Código de Trânsito Brasileiro).
Mas nem sempre as notificações chegam no endereço do condutor e eles podem ser informados acerca das multas cometidas. Por isso, saiba que existem outras alternativas de ver se tem multas no seu nome e no seu veículo. Continue lendo para ver como.
As multas nada mais são do que penalidades aplicadas em motoristas que cometem infrações de trânsito conforme as leis do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) e do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
As infrações possuem classificações de quatro níveis e cada um deles geram penalidades diferentes. Por exemplo, multas, pontos na CNH, cassação da carteira, suspensão do direito de dirigir e até apreensão do veículo.
Com a vinda da pandemia, assim como vários outros lugares, tiveram que adotar meios que evitassem o contato e assim, a resolução de problemas pela internet.
Nesse sentido, através das plataformas do Detran de todos os estados do país, é possível acessar suas multas além de outros dados como, IPVA. Em contradição, também há como consultar por meios off-line, indo em uma sede do Detran do estado onde reside.
Na hora de fazer a troca de um carro, é importante que consulte suas documentações, pois, para que ocorra uma venda, não pode haver nenhuma autuação. Tanto na hora de vender quanto na hora de comprar, é bom conferir.
Uma das vantagens de consultar de forma online é pela rapidez e facilidade. Basta entrar no site do Detran de seu estado e colocar os dados requeridos. Para iniciar a consulta, é preciso estar com os documentos do carro e a CNH em mãos.
Logo após, entrar no site e selecionar a opção “VEÍCULOS” ou “INFRAÇÕES, depende de qual estado é o Detran. Por fim, clicar em “CONSULTAR SITUAÇÃO DO VEÍCULO” e colocar os dados pedidos. Ao concluir esses passos, vai aparecer em sua tela alguma multa existente.
Existem pessoas que não têm acesso à internet e também não recebem a autuação pelos correios. Neste caso precisam consultar as multas de outra forma. Sendo assim, há a opção de ir em uma das sedes do Detran.
É preciso que o motorista vá até uma sede do Detran, levando nas mãos a CNH e as documentações do automóvel.
Pode fazer isso apenas com a placa do seu veículo e um endereço de e-mail. Acesse o formulário de consulta de pendências, preencha e você será direcionado para a nossa página de quitação. Nela constarão todas as possíveis pendências do seu veículo, e a partir disso você já consegue pagar o que deve, e poderá dividir o valor em até 12x no cartão de crédito.