Desde o início do ano, a gestão do presidente Lula vem implementando uma série de medias que tem como objetivo atender uma parte específica da população. Ou seja, as famílias que vivem em situação de pobreza ou extrema pobreza, com condições de vulnerabilidade social. Nesse contexto, o Governo trouxe de volta o programa social Minha Casa Minha Vida.
No passado, o MCMV beneficiou milhares de famílias de baixa renda, possibilitando o sonho de comprar a casa própria. Durante a gestão do ex-presidente Bolsonaro, o programa havia sido substituído pelo Casa Verde Amarela.
Mas, o governo Lula voltou com o Minha Casa Minha Vida e conta com novas regras e critérios de avaliação. Quer saber mais sobre as mudanças do MCMV? Então, continue lendo nosso artigo que iremos tirar todas as suas dúvidas.
Antes de mais nada, o programa Minha Casa Minha Vida foi lançado pelo Governo Lula em meio a inúmeros projetos sociais destinado aos brasileiros. Sendo assim, o programa social voltou com o seu nome original e ainda deve contar com um novo valor base. Saiba ainda que o Mais Médicos também está de volta, além de mudanças no teto do salário mínimo, dentre várias outras novidades.
O presidente Lula optou por liberar um aumento no salário mínimo e também nas parcelas do Bolsa Família. No geral, o foco é tirar o país mais uma vez do mapa de fome. Vale lembrar que durante a crise causada pela pandemia, o Brasil aumentou bastante o quadro de pessoas que vivem em status de fome.
Já o Minha Casa Minha Vida, volta por várias famílias não estarem vivendo sem moradia segura e que atenda as necessidades básicas. De acordo com dados de uma pesquisa, cerca de 185 mil obras por todo o país estão inacabadas. Então, o MCMV volta para garantir que famílias de baixa renda tenham acesso a moradia.
Existem várias mudanças que foram incluídas no programa habitacional. Para começar o Minha Casa Minha Vida conta com um novo teto máximo em relação a renda. Além disso, vários novos critérios para aprovação do financiamento de imóvel foram implementadas.
As famílias que desejam fazer parte do MCMV devem atender a todas as novas regras do Governo. Por exemplo, as famílias não podem ter um imóvel financiado. Também deve comprar uma casa no bairro onde já moram ou próximo ao local de trabalho.
Primeiro, saiba que deve estar inscrito no CadÚnico. Saiba que o cadastro pode ser feito online no site do Cadastro Único ou em uma unidade do CRAS perto de onde mora. Após fazer sua inscrição deve ir até a prefeitura de sua cidade fazer a inscrição do Minha Casa Minha Vida. Por fim, depois de fazer sua inscrição pode simular o financiamento junto a uma das agências da Caixa ou corretoras cadastradas.
Enfim, não deixe de ficar por dentro de todas as novas mudanças no Minha Casa Minha Vida para o ano de 2023. Até mais e boa sorte!