O Banco Central do Brasil definiu novas regras para o SVR (Sistema Valores a Receber”, conhecido como “Dinheiro Esquecido” por grande parte dos brasileiros. Vale lembrar que milhares de brasileiros tem direito a sacar valores esquecidos em contas junto a instituições financeiras.
Além disso, os valores de restituição também estão disponíveis para pessoas que tiveram tarifas cobradas indevidamente de suas contas bancárias. Por isso, para que fique por dentro de tudo sobre o assunto e tire as suas dúvidas, reunimos um guia explicativo no artigo a seguir. Acompanhe agora e saiba mais:
No geral, o Dinheiro Esquecido trata-se de uma iniciativa do Banco Central, onde milhares de brasileiros vão ser contemplados com valores deixados junto a contas de bancos e financeiras. Desde que a liberação do dinheiro esquecido foi feita, milhares de pessoas estão em dúvidas se possuem mesmo valores disponíveis para resgate. Segundo dados do Banco Central, cerca de R$8 bilhões devem ser destinados para pagamento do Sistema de Valores a Receber. Sem falar que cerca de 28 milhões de pessoas podem ser beneficiadas com a medida.
Todo processo de saque do dinheiro esquecido conta com divisão em duas partes. Por isso, na primeira fase, o Banco Central liberou cerca de R$4 bilhões para titulares com valores deixados em contas. Mas, por conta de problemas nas plataformas do Banco Central, novas atualizações seguem sendo feitas. Por isso, a segunda fase de pagamentos do Banco Central ainda não possui uma previsão exata.
As novas regras do Banco Central geram muita esperança para os brasileiros. Isso porque, agora podem fazer o resgate do dinheiro esquecido junto a bancos e financeiras. Afinal, durante a primeira fase, o titular tinha que entrar no site, consultar e agendar o saque de valores liberados. Contudo, na nova fase, no mesmo instante de fazer a consulta, já vai consegui fazer a retirada dos valores. Saiba ainda que o BC afirma que está gerando melhorias para sues sistemas para atender a grande demanda de beneficiários.
Todo o processo leva poucos minutos e pode ser feito pela internet. Isso porque, vai ter apenas que entrar no site do Banco Central e selecionar a aba “Valores a Receber”. Dessa forma, pode fazer a consulta e não vai ter que voltar ao site para solicitar o saque. Afinal, pode fazer todo o processo no mesmo instante para retirada dos valores. Basta inserir o PIX ou conta bancária para que saque o seu dinheiro esquecido.
Sem dúvidas, com as novas regras do BC para liberação do Dinheiro Esquecido, todo processo de consulta e saque dos SVR vai ficar mais simples, fácil e seguro. Por isso, não deixe de fazer a sua consulta para que saiba se tem direito a receber dinheiro esquecido junto a bancos e financeiras. Boa sorte e até mais!