Sobretudo, vale deixar claro que o calendário de pagamento do abono salarial referente ao PIS PASEP já está disponível para saque. Dessa maneira, trabalhadores de empresas privadas com carteira assinada e servidores públicos podem fazer a retirada do abono salarial. Sendo assim, os trabalhadores podem fazer a retirada de até um salário mínimo.
Contudo, os valores podem variar de acordo com os meses trabalhados no ano base. Por isso, se tem direito ao PIS PASEP ou deseja saber se tem direito a retirada, não pode ficar de fora do calendário do abono salarial 2023. Acompanhe e saiba mais:
Basicamente, o abono salarial trata-se de um benefício trabalhista destinado a trabalhadores brasileiros com carteira assinada. Sendo assim, o PIS está disponível para trabalhadores de empresas privadas com carteira assinada dentro do regime CLT.
No entanto, o PASEP é pago a todos os servidores da rede pública. De modo geral, o PIS PASEP funciona como um décimo quarto salário. Vale ressaltar que o DATAPREV é a empresa pública que administra ambos os fundos. Saiba ainda que apenas em 2023, cerca de quase 3 milhões de brasileiros devem fazer a retirada do abono.
Existem algumas regras que deve atender para que possa receber os valores do abono salarial em 2023. Para começar o trabalhador deve prestar serviços dentro do regime CLT com a carteira assinada. Além disso, deve estar cadastrado no fundo do PIS PASEP por pelo menos cinco anos de contribuições.
Contudo, para receber, não pode ter recebido mais do que dois salários mínimos por mês. Por fim, deve ter prestado serviço por tempo mínimo de 30 dias no ano base. Saiba que o pagamento do PASEP é feito pelo Banco do Brasil e o PIS pela Caixa Econômica.
A consulta do saldo do abono salarial pode ser feito em poucos minutos pela internet, sem que tenha que lidar com qualquer tipo de complicação. No entanto, vale deixar claro que existem várias formas de fazer a sua consulta referente ao PIS PASEP. Para começar, deve baixar o app Carteira de Trabalho Digital, PIS PASEP ou Caixa disponível para Android e iOS. Contudo, se quiser, ainda pode entrar em contato pelo 158 para que faça a sua consulta.
Também pode realizar o processo por meio do site da Dataprev ou no portal Gov.br. Contudo, saiba que em todas as opções, vai precisar estar com seus documentos em mãos para que realize todo o processo. Se quiser tirar dúvidas sobre o abono salarial ou obter suporte referente do abono salarial, saiba que pode entrar em contato com as instituições financeiras responsáveis. Ou seja, a Caixa caso receba o PIS e o Banco do Brasil caso receba o PASEP.
Por fim, se tem direito a receber os valores do abono salarial referente ao ano de 2023, basta seguir nossas dicas para que saque o saldo antes do prazo. Então, não deixe de ficar por dentro de todas as datas do calendário de pagamento. Tenha uma boa sorte e até mais!