Antes de mais nada, saiba que o FGTS representa um dos principais direitos garantidos ao trabalhador brasileiro. Sendo assim, o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço tem como objetivo garantir suporte financeiro ao trabalhador em diversos tipos de situações. Por isso, se trabalha de carteira assinada e possui saldo junto do fundo de garantia, saiba que não pode deixar de fazer a sua consulta.
Vale ressaltar que pode fazer a sua consulta online usando apenas o CPF e ter acesso ao extrato completo do seu saldo junto ao FGTS. Quer saber como fazer a sua consulta em poucos minutos? Acompanhe nosso post e saiba agora mesmo!
Sobretudo, saiba que todo trabalhador que presta serviços no Brasil com carteira assinada, ou seja, dentro do regime CLT, tem direito a receber o FGTS. Para isso, precisamos entender melhor como o fundo é formado para o trabalhador. Sendo assim, todos os meses o empregador deve depositar em uma conta junto a Caixa no nome do trabalhador o equivalente a 8% do salário bruto empregado. Além disso, em nenhuma hipótese o valor do depósito deve ser descontado do salário do trabalhador.
Isso porque, trata-se de um direito garantido por lei e o empregador que deve fazer todos os pagamentos mensais. Nesse sentido, fazer a consulta do FGTS ajuda o trabalhador a ter acesso ao valor total de seu fundo de garantia e ainda descobrir se todos os pagamentos mensais estão sendo feitos pelo empregador. Porém, vale salientar que o FGTS fica disponível para saque apenas em algumas situações específicas. Por exemplo, demissão sem justa causa, para amortizar parcelas do financiamento do imóvel próprio, em causas de doenças e várias outras.
Existem várias formas de consultar o saldo do FGTS usando apenas o seu CPF. Para isso, pode acessar o site da Caixa, baixar o app Meu FGTS ou Caixa Trabalhador. Vale deixar claro que todos os apps estão disponíveis grátis junto ao Play Store e Apple Store. Veja a seguir o passo a passo de como fazer a sua consulta:
Contudo, se preferir ainda tem a opção de fazer todo processo de modo presencia. Neste caso deve ir até a Caixa perto de onde mora com seus documentos em mãos para que faça a sua consulta. Também pode ligar para o 158 para que tenha suporte por telefone.
Para concluir, não deixe de seguir cada uma de nossas dicas e instruções para que tenha acesso ao saldo completo de sua conta junto do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço. Por isso, faça sua consulta de modo simples e fácil usando apenas o seu CPF. Espero ter lhe ajudado a tirar as suas dúvidas, até mais e boa sorte!