Antes de mais nada, vale ressaltar que o Auxílio Merenda Escolar trata-se de um dos programas sociais do Governo Federal do Brasil. Sendo assim, ele tem como objetivo ajudar as famílias de baixa renda com um benefício mensal. Contudo, pouca gente sabe sobre essa iniciativa e quem tem direito a receber o Auxílio Merenda Escolar.
No ano de 2020, durante a pandemia do Covid-19, várias instituições deixaram de oferecer suporte financeiro para crianças e adolescentes, principalmente no quesito alimentação. Então, com objetivo de garantir uma solução, o Governo criou o Auxílio Merenda Escolar para garantir a provisão de alimentação para famílias de baixa renda.
Porém, assim como falamos antes, pouca gente sabe sobre o Auxílio Merenda Escolar, fazendo com que diversas pessoas deixassem de receber ajuda financeira do Governo Federal. Pensando em te ajudar, reunimos a seguir um guia completo para que tire as suas dúvidas e veja como pode se candidatar. Confira a seguir:
Sobretudo, o Auxílio Merenda Escolar trata-se de um benefício financeiro disponível para alunos que estão matriculados junto a uma renda de ensino pública. Contudo, nem todos os estados oferecem o auxílio as famílias elegíveis para fazer parte do programa. Dessa forma, mensalmente o governo de cada estado realiza o pagamento de uma parcela destinada para alimentação e refeições de famílias de baixa renda compostas por jovens e adolescentes matriculados com frequência regular junto a uma instituições de ensino pública.
No geral, o auxílio tem como foco diminuir ao máximo os impactos financeiros para as classes menos favorecidas. Saiba ainda que para ter acesso ao Auxílio Merenda Escolar, a família deve fazer parte do banco de dados do Governo Federal. Ou seja, o CadÚnico, que da acesso a todos os benefícios sociais garantidos pelo Governo.
1° Passo: Antes de mais nada, vai ter que ver se atende a todos os requisitos para receber o auxílio;
2° Passo: Em seguida, vai ter que entrar em contato com a escola para saber se o auxílio Merenda Escolar está sendo pago para aquela região e unidade. Saiba que a escolar vai fornecer todos os dados que precisa e documentos solicitados para que faça o pedido do Auxílio Merenda Escolar;
3° Passo: Agora, chegou a hora de acessar o Play Store ou Apple Store e pesquisar pelo app PicPay. Baixe e instale o app grátis em seu celular;
4° Passo: Sendo assim, vincule a sua conta aberta junto ao app PicPay ao CadÚnico;
5° Passo: Por fim, basta acompanhar o calendário de pagamento que o valor da Merenda Escolar vai ser creditado na conta do CadÚnico dentro do prazo definido.
O Auxílio Merenda Escolar não está disponível para todo o país. Isso porque, trata-se de um benefício pago por cada estado e município. Por isso, para saber se o auxílio está liberado para a sua região deve entrar no Gov.br ou ir até a escola em que o estudante da família está matriculado para saber se pode receber o benefício. Além disso, junto a esses canais vai conseguir fazer o pedido do auxílio e ter acesso a todos o processo para receber a Merenda Escolar.
Enfim, espero que nosso post tenha lhe ajudado a tirar as suas dúvidas sobre o auxílio. Por isso, não perca tempo e siga cada uma de nossas dicas para que receba o benefício o quanto antes. Até mais e tenha uma boa sorte!