Seguro Desemprego | Novo Valor, Quem tem Direito e como Receber!

Sobretudo, o Seguro Desemprego está disponível para todos os trabalhadores brasileiros que se enquadram nos critérios de elegibilidade. Vale ressaltar que o valor do seguro foi recentemente atualizado pelo Governo Federal. Isso porque, com o aumento do salário mínimo vigente, os valores referentes ao seguro desemprego também aumentou.

Contudo, pouca gente conhece sobre o benefício para o trabalhador e quem tem direito a receber. Então, para que tire as suas dúvidas e fique por dentro de tudo sobre o assunto, reunimos a seguir um guia explicativo com as principais informações para que se esclareça. Veja:

Seguro Desemprego

Seguro Desemprego 2023 | Afinal, quem tem direito a receber?

De modo geral, assim como qualquer outro benefício, para que tenha direito a receber o Seguro Desemprego, vai ter que atender a alguns requisitos solicitados. Para começar o cidadão deve se enquadrar em um dos grupos para qual o seguro está disponível. Isso porque, apenas trabalhadores com contrato suspenso para fazer parte de programas de qualificação e cursos podem ter acesso ao benefício.

Além disso, todo trabalhador doméstico ou formal que tenha sofrido uma demissão sem justa causa pode fazer o pedido do seguro desemprego. Vale ressaltar que o trabalhador com rescisão indireta também pode ter acesso aos valores do benefício. Saiba que os profissionais resgatados de trabalho análogo a escravidão ou pescadores do tempo defeso, onde a pesca fica proibida, também podem receber as parcelas do seguro desemprego.

Prazo para solicitar:

  • Os trabalhadores formais tem prazo entre 7 a 120 dias contados a partir da dispensa para fazer o pedido do seguro desemprego; 
  • Já o profissional com dispensa por causa de Bolsa Qualificação deve fazer o pedido durante a suspensão do contrato de trabalho; 
  • Os empregados domésticos possuem prazo de 7 a 90 dias, contados a partir da dispensa para fazer o processo; 
  • Pescadores durante o período defeso possuem 120 dias desde o início da proibição;
  • Enfim, o trabalhador resgatado da escravidão tem 90 dias a partir da data de resgate para fazer o pedido do seguro desemprego.

Seguro Desemprego

Guia como solicitar o saque do Seguro Desemprego:

Saiba que existem várias formas de fazer o pedido de saque do seguro desemprego. No entanto, vale deixar claro que primeiro deve avaliar bem se está dentro das condições onde o saque fica liberado para que tenha direito a receber a ajuda financeira. Em seguida, pode fazer o pedido do benefício pelos canais digitais oficiais.

Ou seja, vai ter a possibilidade de fazer tudo sem que tenha que sair do conforto de sua casa. Nesse sentido, pode acessar o portal Gov.br ou baixar o app Carteira de Trabalho Digital. Saiba que junto a essas plataformas vai conseguir fazer o pedido em poucos minutos. Vale ressaltar que o app ainda está disponível grátis para Android e iOS.

Mas, também pode ligar para a central 158 para pedir o seguro. Sem falar que também tem a opção de fazer tudo de modo presencial. Ou seja, basta ir até uma das unidades da Superintendência Regional do Trabalho ou agências da Caixa perto da região de onde mora.

Por fim, espero que nosso guia tenha lhe ajudado a saber mais sobre o Seguro Desemprego. Agora não deixe de usar cada uma de nossas instruções para que faça o pedido do seu seguro pelo celular e sem que tenha que sair do conforto de sua casa. Assim, pode receber a ajuda financeira temporária até que consiga um novo emprego. Até mais e tenha uma boa sorte!

Compartilhe
Autor: Bruno Moreira

Relacionados

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book. It has survived not only five centuries, but also the leap into electronic typesetting, remaining essentially unchanged. It was popularised in the 1960s with the release of Letraset sheets containing Lorem Ipsum passages, and more recently with desktop publishing software like Aldus PageMaker including versions of Lorem Ipsum.
© 2024 - Noticias do ADS

Aviso de Cookies

O site Noticias do ADS utiliza cookies e tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência de navegação e, ao continuar, você concorda com estas condições. Política de privacidade OK