Antes de mais nada, vale deixar claro que a Nova Carteira de Identidade Digital (CIN), conhecida como Novo RG, vai ganhar emissão de modelo único com validade para todo o Brasil. De acordo com o Governo Federal, estima-se que o novo modelo já esteja disponível a partir de agosto. No geral, o Novo RG vai unificar possíveis números do registro que exista em um dos estados do Brasil.
Sendo assim, com essa medida, as identidades com numerações diferentes vai diminuir. Vale ressaltar que todo o processo de adesão da versão digital do Novo RG deve ser feito pelo cidadão direto pelo portal Gov.Br. Quer saber mais sobre o novo modelo único da Carteira de Identidade Digital? Então, acompanhe nosso post para que tire as suas dúvidas e saiba mais:
Sobretudo, o Novo RG está disponível por enquanto apenas em alguns dos estados pelo país. Por exemplo, Goiás, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Pernambuco e Acre, já aderiram a Carteira de Identidade Digital. Já os demais estados devem aderir ao novo documento dentro dos próximos meses.
De acordo com o Governo, até o final de 2023 o documento na versão digital deve estar disponível para cidadãos de todos os estados do Brasil. Contudo, saiba que não vai precisar trocar imediatamente a versão física para a versão digital. Isso porque a transição vai ocorrer de forma gradual e contínua. Enfim, todo o processo de troca de identidade ocorre de forma gratuita.
De agora em diante, a Carteira de Identidade, ou seja, o Novo RG, vai estar disponível para emissão na versão Física e Digital. Sendo assim, ambas as versões possuem o mesmo layout e sistema de segurança. Saiba que a versão impressa do documento segue com validade em todo o país, sendo uma excelente opção para quem não possui internet ou aparelho celular. Mas, no versão do Novo RG, o cidadão pode fazer a leitura de um QR Code para ter acesso a versão digital do documento.
Enfim, vale deixar claro que o novo RG segue todos os padrões internacionais e ainda conta com emissão em código MRZ. Ou seja, o mesmo usado em passaportes, que permite que tenha a entrada em países do Mercosul com mais facilidade e sem que tenha que lidar com toda burocracia que esse processo costuma ter. Contudo, para outros países, ainda vai precisar apresentar o seu passaporte. Vale lembrar que o novo passaporte também está disponível aos cidadãos. O novo RG Digital também está disponível pelo portal Gov.Br.
Por fim, se você gosta de ter praticidade e facilidade no seu dia a dia, não pode deixar de aderir a nova Carteira de Identidade Digital. Assim, pode ter o seu documento de identidade na palma de suas mãos para usar sempre que precisar. Espero que os dados de nosso guia tenham lhe ajudado a tirar as suas dúvidas, tenha uma boa sorte e até mais!