Sobretudo, o Auxílio Creche trata-se de um benefício criado com o objetivo de ajudar os pais a terem um local seguro para seus filhos ficarem enquanto trabalham. Além disso, trata-se de um benefício trabalhista que pouca gente conhece, mas que está disponível para trabalhadores do regime CLT de todo o Brasil.
Isso porque, com os recursos do Auxílio Creche, vai conseguir ter dinheiro para custear todos os gastos de seus filhos enquanto estiver trabalhando. Quer saber mais sobre o Auxílio Creche, como funciona e o guia completo para solicitar? Então, leia nosso post e tire todas as suas dúvidas:
Basicamente, o Auxílio Creche garante mediante a lei, o direito e pais e mães de bebês que precisam trabalhar, os recursos financeiros necessários para deixar os filhos em um local com garantia de segurança. Sendo assim, todas as mães de bebês menores de 06 meses de idade tem direito a receber o benefício. Mas, em alguns casos o benefício pode ser prolongado até 06 anos de idade. Contudo, vale deixar claro que trata-se de um benefício disponível apenas para mães que trabalham em empresas privadas.
Embora pouca gente saiba, o Auxílio Creche é um benefício trabalhista garantido por lei, previsto dentro do Regime CLT. Sendo assim, toda empresa que não oferece espaço adequado para o colaborador deixar seus filhos, precisa de forma obrigatória realizar o pagamento do Auxílio Creche. Se a empresa oferecer um local seguro para as crianças, a empresa não vai ter que fazer o pagamento do benefício.
Vale deixar claro que grande parte das empresas também está ampliando os benefícios para os homens que são pais. Contudo, não trata-se de algo obrigatória e nem todas as empresas validam essa extensão.
No geral, todo processo de solicitação do benefício pode ser feita de modo bem simples e fácil. Isso porque, vai ter apenas que ir até o RH da empresa em que trabalha para falar sobre a sua situação. Dessa maneira, pode informar o interesse em receber o benefício. Em seguida, o responsável pelo RH pode solicitar um formulário de inscrição. Enfim, basta preencher o formulário de inscrição e apresentar todos os dados requeridos. Por exemplo, RG, CPF, nome da mãe, nome filho, valor da mensalidade, telefone da instituição contratada, horário de permanência e valor da mensalidade.
Saiba que o valor do Auxílio Creche é feito sob uma negociação entre a mãe e a empresa. Até porque, se a empresa não possui um espaço adequado para as crianças, os pais consequentemente, precisam buscar uma creche particular para conseguir cumprir com a carga horária. De acordo com a lei, não existe um valor fixo referente ao Auxílio Creche. Contudo, em nenhuma hipótese o benefício pode ser descontado do salário da mãe. Então, a mãe deve encontrar uma creche particular e negociar o valor junto a empresa.
Por fim, se tem direito a receber o Auxílio Creche, não pode deixar de usar nossos dados para que faça o pedido. Assim, pode garantir que seu bebê tenha um local com cuidados e segurança para ficar enquanto trabalha. Até mais e boa sorte!