O Bolsa Família representa um dos programas sociais de maior importância em todo o país. Além disso, se tornou o benefício que mais ajuda famílias brasileiras que vivem em situação de vulnerabilidade social. Contudo, desde o começo do ano o Governo Federal anunciou o pente fino nos cadastros do benefício.
Por isso, saiba que existem vários motivos de ter o programa suspenso ou cortado. Logo mais a seguir iremos te explicar todos os detalhes sobre o pente fino e os motivos que podem levar a ter a suspensão do benefício. Confira:
Aumento da Renda Familiar:
Sobretudo, uma das principais regras para fazer parte do Bolsa Família é se enquadrar nos critérios de renda definidos pelo Governo Federal. Por isso, caso a sua renda ultrapasse o limite, pode ter o benefício cortado no pente fino realizado pelo Ministério da Cidadania.
Alteração do Endereço Cadastrado:
O beneficiário do Bolsa Família pode perder o acesso ao benefício pode falta de atualização dos dados cadastrais. Por isso, sempre que for realizar uma mudança de cidade, estado ou até mesmo de um endereço residencial, deve fazer a atualização para que não tenha a suspensão do benefício.
Não atender as exigências do programa:
Para que continue recebendo as parcelas, vai precisar que todos da família estejam fazendo acompanhamento de saúde. Além disso, crianças e jovens devem estar com frequência escolar regular. Caso não atenda esses critérios pode ter a suspensão ou até mesmo cancelamento do benefício.
Ausência da Atualização dos Dados Cadastrais:
No geral, sempre que possível, busque fazer a atualização dos seus dados cadastrais. Isso porque, esses dados são essenciais para que consiga se manter dentro do programa.
Recebimento de outros Benefícios Sociais:
Por fim, o corte do Bolsa Família também pode acontecer quando está recebendo outros tipos de benefícios sociais. Por isso, tenha atenção e cautela para não exceder o limite de renda dentro do programa.
Saiba que para evitar a suspensão do Bolsa Família, saiba que é essencial que mantenha o seu cadastro atualizado. Isso porque, se estiver com os dados desatualizados, não vai ser mais elegível para fazer parte do programa. Então, sempre que mudar de endereço, renda e outros dados, deve comprovar junto benefício.
Por fim, agora que já sabe de tudo sobre o Bolsa do Povo, não pode deixar de se atentar as nossas dicas para que não perca o benefício. Espero ter lhe ajudado e até mais!