Infelizmente, essa semana foi marcada por uma triste notícia sobre o programa Bolsa Família. Isso porque, de acordo com dados do Ministério da Cidadania, mais de 430 mil pessoas em todo o mundo estão na fila de espera para receber o benefício. Vale lembrar que a medida está indo totalmente contra o presidente Lula (PT), que já chegou a zerar todo o déficit de novos participantes do Bolsa Família.
Sendo assim, de acordo com o relatório da MDS, foi confirmado que a lista de espera do Bolsa Família se encontra com o total de 438 mil pessoas. Trata-se de um processo que pode impactar diretamente as contas do governo. Afinal, apenas em março o número havia sido zerado pelo Governo, que pretendia que a lista continuasse zerada até a conclusão de 2023.
A Medida Provisória do Novo Bolsa Família confirma o Pente Fino sobre o programa social. Dessa maneira, com a MP o Governo realizou a retirada de mais de 1 milhão de beneficiários que estão irregulares. Além disso, existem mais de 10 milhões de cadastros que devem passar por atualização para que não percam os benefícios.
O prazo médio para dar entrada no Bolsa Família é de 70 dias, como foi confirmado pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS). Mas, o motivo que levou a alta da lista de espera para receber o benefício ainda não teve uma explicação clara. Mas, o Governo ainda visa zerar o processo.
Desde o começo do ano, novas regras e condições estão aplicadas para quem tem interesse em receber o Bolsa Família. Isso porque, para garantir entrada no benefício social, as famílias devem comprovar renda mensal de R$218 por pessoa. Além disso, o programa ainda conta com um novo tempo máximo de recebimento, ou seja, de 24 meses.
A MP do Bolsa Família ainda gerou várias melhorias no programa social. Por exemplo, os beneficiários podem receber até meio salário mínimo por pessoa sem que tenham o benefício cortado. Além disso, os salários previdenciários não estão mais afetando o programa. Por isso o benefício não vai mais passar por uma redução nesses casos em específico. Enfim, saiba que todos os beneficiários do Bolsa Família agora podem receber os valores por meio de uma conta poupança social digital do Caixa Tem.
Por fim, agora que já sabe de tudo sobre a lista de espera do Bolsa Família e as novas regras para receber o benefício, não perca tempo e faça o pedido caso tenha direito a receber. Vale lembrar que para isso, deve estar inscrito no Cadastro Único. Além disso, se tiver alguma dúvida, pode entrar em contato pelo portal Gov.com. Espero ter esclarecido as suas dúvidas e até mais!