Sem dúvidas, o abono salarial do PIS PASEP representa um dos benefícios trabalhistas de maior relevância para o brasileiro. Nesse sentido, todo trabalhador que presta serviços dentro do regime CLT, ou seja, com carteira assinada, tem direito aos valores do abono. Vale deixar claro que o PIS é o abono salarial destinado aos trabalhadores da iniciativa privada e o PASEP para funcionários públicos.
Porém, para que tenha direito a receber o abono salarial do PIS PASEP vai ter que atender algumas regras. Mas, pouca gente sabe como pode consultar os valores do abono salarial e realizar a solicitação do saque dos valores disponíveis. Então, a seguir temos o conteúdo com tudo sobre PIS PASEP. Continue lendo e saiba mais:
Assim como mencionamos antes, existem critérios de elegibilidade que vai precisar atender para que tenha direito a receber o PIS PASEP. Dessa forma, o pagamento do PIS está disponível a todos os cidadãos brasileiros que atuam dentro do mercado de trabalho com carteira assinada em empresas privadas. Já o abono salarial do PASEP está disponível para quem presta serviços dentro do regime CLT como servidor público. Veja a seguir as regras que tem que atender para que receba o PIS PASEP:
Vale deixar claro que o valor do abono salarial é pago de modo proporcional ao tempo de serviço prestado. Nesse sentido, caso tenha prestado serviço durante todo o ano base, vai ter o direito de receber o valor integral de um salário extra, uma espécie de décimo quarto salário.
Basicamente, o trabalhador quando sofre uma demissão por justa causa, acaba perdendo acesso a diversos tipos de garantias e benefícios. Porém, ainda que pouca gente saiba, ele continua com direito a receber os valores do abono salarial do PIS ou PASEP. Mas, saiba que o valor do abono é pago de modo proporcional ao tempo de serviço prestado no ano base. Além disso, o trabalhador demitido precisa cumprir com todas as regras de elegibilidade para que tenha acesso ao saque do abono.
No geral, todo processo para consultar o saldo do seu abono salarial referente ao PIS PASEP pode ser feito em poucos minutos pela internet. Isso porque, a consulta está disponível junto as instituições financeiras responsáveis por administrar os fundos. Vale lembrar que a Caixa realiza a administração dos pagamentos do PIS e o Banco do Brasil administra o PASEP.
Nesse sentido, se possui interesse em consultar seu saldo e solicitar o saque, vai ter apenas que acessar os canais digitais dos bancos para fazer o processo. Assim, caso tenha direito a receber os valores, pode informar seus dados bancários para tenha o abono creditado.
Eai, tem direito a receber o abono salarial em 2023? Então, faça sua consulta e pedido pelo saque o quanto antes. Espero que tenha tirado as suas dúvidas sobre o abono, boa sorte e até mais!