O Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), está disponível para milhares de trabalhadores brasileiros. Vale lembrar que para ter direito ao fundo de garantia, o trabalhador deve estar trabalhando dentro do regime CLT. Nesse sentido, trata-se de uma espécie de seguro para o trabalho, para que o mesmo tenha acesso a recursos financeiros em casos de demissão sem justa causa, doenças e outros tipos de situações. Contudo, muita gente ainda tem dúvidas em relação ao saque do FGTS.
Afinal, trata-se de um valor que fica disponível para resgate por parte do trabalhador apenas em alguns tipos de situações específicas, a mais comum é em demissão sem justa causa e quando o trabalhador vai realizar a compra da casa própria por meio de um financiamento. De qualquer forma, no post a seguir iremos te mostrar como pode fazer o resgate do saldo do FGTS facilmente, de modo totalmente digital e sem que precise lidar com qualquer burocracia. Faça a leitura até o final e saiba mais:
Antes de mais nada, vale esclarecer que existem vários tipos de situações que permitem que o titular da conta faça o resgate dos valores disponíveis. Por exemplo, grande parte das pessoas sabem que o saldo pode ser retirado quando o trabalhador sofre uma demissão sem justa causa. Também sabem que os valores ficam liberados para saque quando o titular vai realizar a compra de um imóvel residencial por meio de um financiamento. Contudo, existem vários outros tipos de situações onde a retirada do FGTS fica disponível. Veja a seguir:
No geral, saiba que pode fazer a sua consulta do saldo de sua conta junto ao Fundo de Garantia por Tempo de Serviço com muita facilidade e sem que tenha que lidar com complicações. Isso porque, pode baixar o app “MEU FGTS” no seu celular, disponível para Android e iOS” e realizar a sua consulta em poucos minutos. Se quiser, também pode fazer o mesmo processo no site da Caixa junto a opção “FGTS”. Por meio da consulta pode ter acesso ao extrato completo de sua conta junto ao fundo de garantia e ficar por dentro do saldo disponível.
Vale lembrar que o saldo do FGTS é formado por meio de depósitos mensais feitos pelo empregador. Ou seja, todos os meses o empregador deve fazer o depósito de 8% do salário do trabalhador em uma conta registrada no nome do empregado junto a Caixa. Os Valores depositados forma o fundo de garantia para o titular que pode fazer a retirada em demissão sem justa causa e outros tipos de situações.
Sobretudo, para que consiga fazer o resgate, vai ter que atender primeiro um dos critérios elegíveis para fazer o saque do fundo de garantia. Caso tenha direito a fazer o saque e esteja com os recursos liberados, saiba que pode solicitar o resgate online. Para isso, basta entrar no site da Caixa ou no app Meu FGTS, para que informe a conta bancária que deseja receber o saldo de sua conta no fundo de garantia.
Basta seguir todas as instruções da plataforma para que faça o processo em poucos minutos. Dessa forma, em poucos minutos vai ter feito o resgate e o valor já vai estar disponível para movimentações em sua conta bancária. Vale lembrar que também pode receber os valores de seu FGTS por meio da conta poupança social digital do Caixa Tem.
Em conclusão, não perca tempo e solicite o resgate do seu FGTS o quanto antes por meio do nosso passo a passo. Dessa forma, vai ter os recursos que precisa com facilidade e sem lidar com burocracias. Espero que nosso guia tenha lhe ajudado a esclarecer as suas dúvidas, desejamos boa sorte e até a próxima!