Bom, é comum que todas as pessoas já tenham pleno conhecimento quanto a para que serve o benefício de Seguro Desemprego. No entanto, o que muitos não sabem ainda é como podem solicitar o benefício, ou ainda quem tem direito de recebê-lo. Então, para que você não se preocupe mais e conheça cada detalhe do benefício, preparamos um artigo completo com todas as informações que você precisa saber.
Antes de mais nada, é importante destacar que esse é de longe um dos benefícios mais valorizados pelas leis trabalhistas. Isso porque, nos momentos de aperto com a falta de um salário fixo, o valor mensal do benefício Seguro Desemprego pode salvar a pessoa em questão. Contudo, é muito importante destacar que só recebe esse tipo de benefício os trabalhadores que não foram demitidos por justa causa. Já que todas as pessoas que recebem demissão por justa causa não tem direito a nenhum benefício trabalhista.
Em suma, quem cuida dos valores a repassar de benefício a pessoa sem um emprego fixo, é o FAT (Fundo de Amparo para o Trabalhador). Porém, o comando do benefício fica por parte do Ministério da Economia que determina quanto cada pessoa pode ter direito a receber. Na hora do saque o beneficiado deve buscar a Caixa Econômica Federal, é ela quem deposita os valores do seu benefício em conta.
Sobretudo, não são todas as pessoas que tem direito a receber esse tipo de benefício. Então, é preciso consultar os grupos de trabalhadores que estão dentro dos grupos de beneficiados. Todas essas pessoas que estão classificadas dentro dos grupos tem direito por lei a receber cada parcel amensal do seu Seguro Desemprego. Sendo eles:
Agora que você conhece todos os grupos que recebem ao benefício, veja em qual se enquadra e busque solicitar seu benefício, o que também vamos explicar a seguir.
Em geral, cada pessoa apresenta um tempo específico para solicitar seu Seguro Desemprego.
O cálculo do valor mensal que a pessoa vai receber pelo seu Seguro Desemprego, se baseia a partir da média entre os 3 últimos salários recebidos. Sendo assim, é preciso considerar o valor que o trabalhador recebeu como salário em seus último 3 meses e calcular a média entre eles. Por outro lado, as pessoas que trabalham na pesca ou ainda como doméstico, seu salário oficial vem a partir do salário mínimo vigente no ano em questão.