Desde os último anos que passamos por uma crise mundial por razão do Covid-19, muito se comenta quando ao sistema do governo de captação de famílias de baixa renda, o Cadastro Único. Sobretudo é esse tipo de sistema que ajuda o governo a encontrar todas as famílias o Brasil hoje que se encontram em situação precária. Dando então, a chance para que essas famílias comecem a receber um valor mensal pela distribuição de renda do governo. Para isso antes de mais nada o que todas as famílias devem fazer é buscar uma unidade por perto do CRAS (Centro de Referência para Assistência Social) para realizarem seu registro no sistema.
Então, se você é uma pessoa que deseja buscar uma ajuda do governo federal ou do seu estado, saiba que essa é a principal forma de ingressar no programa, pelo CadÚnico. Bem como, de acordo com os dados que cada família fornece para o sistema, o governo consegue acompanhar a situação de pobreza em que se encontra cada grupo social. Para se cadastrar ou saber mais quanto a esse sistema do governo, fique atento com as informações a seguir:
Recebe os benefícios do governo por meio do seu Cadastro Único, todos que:
Vale ressaltar, como já foi dito, o sistema funciona apenas como uma porta para ter acesso aos programas sociais, o que não significa que é garantido a entrada para esses programas apenas fazendo o CadÚnico. Já que são diversos outros requisitos avaliados em cada programa social.
É comum que em todas as cidades, passe uma patrulha de assistentes sociais do governo para fazer a captação de dados das famílias mais precárias. Desse modo é possível incluir todas no sistema de distribuição de renda. Contudo, caso você queira se registrar no sistema, existem algumas outras formas simples de conseguir. Sendo assim, de forma online basta que o cidadão acesse o site oficial do CadÚnico que vai orientá-lo aos passos corretos para se registrar. Ou ainda presencial, indo até uma unidade que haja perto para levar seus dados pessoais e da sua família na hora do cadastro.
Sobretudo, de ambas as formas, o CRAS pede para que a pessoa apresente algumas características em comum. Por exemplo:
Levar em mãos ao menos um documentos dos apresentados a seguir para cada membro do grupo:
Em primeiro lugar, para manter-se informado quanto a seu cadastro e se ele está ou não atualizado, você pode acessar pelo site e consultar. Desse modo, ao entrar no seu cadastro e emitir um formulário já se pode descobrir quanto aos últimos dados atualizados. Contudo, é muito importante que todos os dados de cadastro seu e do seu grupo familiar sempre estejam com as informações mais recentes possíveis;
Ou seja, é de suma importância que a pessoa sempre atualize cada dado no sistema. Desse modo, se evita qualquer inconsistência de dados podendo prejudicar sua inserção em programas do governo. Essa atualização não necessariamente se deve realizar direto em unidade CRAS, podendo ela ser feita através do próprio site do governo.