Sobretudo, o Cadastro Único trata-se de um programa do Governo Federal que tem como objetivo identificar e cadastrar famílias de baixa renda. Isso porque, por meio do bando de dados o Governo pode oferecer benefícios sociais para as famílias cadastradas.
Nesse sentido, o Cadastro Único garante direcionamento de todas as famílias para que tenham acesso a programas sociais. Contudo, pouca gente sabe como pode fazer o cadastramento online. Então, para que saiba tudo sobre o assunto e aprenda a se cadastrar pela internet, reunimos um passo a passo para que faça em poucos minutos. Veja mais no post a seguir:
Assim como mencionamos antes, o Cadastro Único é uma espécie de banco de dados para que o Governo Federal consiga identificar famílias de baixa renda. Dessa maneira, todas as famílias que tem acesso ao banco de dados podem receber benefícios sociais. Por exemplo, Minha Casa Minha Vida, Programa Minha Casa Minha Vida, Aluguel Social e vários outros. Trata-se de uma das principais ferramentas do Governo para identificar famílias que estão vivendo em condições de vulnerabilidade social e precisam de ajuda. Vale lembrar que apenas ao fazer parte do banco de dados do Cadastro Único que a família consegue receber qualquer benefício social oferecido pelo Governo.
Basicamente, o cadastro pode ser feito por todas as famílias brasileiras de renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa. Além disso, a família não pode ter bens que ultrapassem a margem de R$10 mil. Mas, saiba que mesmo ao fazer o seu cadastramento, não vai ter garantias que vai receber a liberação de benefícios sociais. Isso porque, além de fazer o seu cadastro vai ter que cumprir com todos os requisitos de elegibilidade requeridos em cada um dos benefícios sociais oferecidos a população.
Também vale esclarecer que o o cadastramento no banco de dados ainda pode ser feito pela internet. Para isso, tudo que vai precisar é acessar ao site do Cadastro Único para que preencha seu formulário com toda a documentação requerida. Depois de realizar o processo vai ter até 240 dias para comparecer até o CRAS próximo de onde mora para comprovar todas as informações inseridas no formulário. Por exemplo, comprovante de renda, endereço e documentos dos membros da família.
Se deseja receber algum benefício social, não pode deixar de fazer o seu cadastramento no CadÚnico o quanto antes. Dessa maneira, não perca tempo e siga cada uma de nossas instruções para que insira sua família no banco de dados do Governo e tenha acesso a diversos benefícios sociais.