Sistema de Valores a Receber ou Dinheiro Esquecido são aqueles que foram depositados em contas bancárias e não foram retirados pelo proprietário. Estes valores podem ser de contas bancárias inativas, contas de poupança, contas de investimento, contas de aposentadoria, contas de seguros, contas de empréstimos, contas de cartões de crédito, contas de títulos de propriedade, contas de depósitos judiciais, contas de depósitos de empresas e outras contas bancárias.
Contudo, muita gente ainda não sabe quem tem direito a receber o Dinheiro Esquecido do Banco Central e todas as regras para fazer o resgate. Por isso, a seguir iremos te mostrar como pode realizar todo o processo e ainda tirar as suas dúvidas acerca do Sistema de Valores a Receber. Confira:
Estes valores podem ser de contas bancárias inativas, contas de poupança, contas de investimento, contas de aposentadoria, contas de seguros, contas de empréstimos, contas de cartões de crédito, contas de títulos de propriedade, contas de depósitos judiciais, contas de depósitos de empresas e outras contas bancárias. Nesse sentido, milhares de cidadãos tem direito a receber os valores deixados em bancos por meio do Sistema de Valores a Receber liberado pelo Banco Central do Brasil.
Antes de tudo, é necessário que o interessado entre em contato com o banco e solicitar um extrato sobre o valor que pode estar em sua conta bancária. O banco poderá informar se há algum valor esquecido na conta. Se houver, você poderá então solicitar o resgate do valor. Além disso, você também pode procurar o órgão responsável pelo resgate de valores esquecidos em seu estado. Geralmente, este órgão é responsável por monitorar contas bancárias inativas e ajudar os proprietários a recuperar seus valores esquecidos.
Ao consultar se você tem direito a algum valor esquecido, é importante entender que os valores a receber podem variar de acordo com o tipo de conta. Por exemplo, se a conta for uma conta de poupança, o valor a receber será o saldo da conta mais os juros acumulados. Se a conta for uma conta de investimento, o valor a receber será o saldo da conta mais os rendimentos acumulados. Também é importante entender que os valores a receber podem ser sujeitos a impostos. Dessa forma, o cliente deve entrar em contato com o banco para que entenda todos os detalhes relacionados aos impostos.
O banco poderá informar o saldo da conta e os juros ou rendimentos acumulados. Se a conta for uma conta de poupança, o saldo será o saldo da conta mais os juros acumulados. Se a conta for uma conta de investimento, o saldo será o saldo da conta mais os rendimentos acumulados.
Além disso, você também pode procurar o órgão responsável pelo resgate de valores esquecidos em seu estado. Este órgão poderá informar o saldo da conta e os juros ou rendimentos acumulados. De qualquer forma a consulta pode ser feita online junto ao site do BC. Tudo que vai precisar é do CPF ou CNPJ e a data de nascimento ou data de abertura de sua empresa.