Sem dúvidas, existe uma queixa bem comum em família que é “Meus filhos não me escutam!”. Além disso, isso se torna algo ainda mais comum entre as mães. Afinal, mesmo que elas digam o que espera dos filhos, nem sempre os filhos podem atender as suas expectativas. Embora pareça algo simples e superficial, grande parte das mães tendem a não notar a diferença que existe entre repreender e disciplinar.
No entanto, a grande verdade é que existe uma grande diferença entre essas duas atitudes. Afinal, existem vários tipos de situações em que conseguir atender a vontade de nossos filhos é algo quase que impossível. O mesmo vale para os filhos que nem sempre podem atender aos que os pais esperam que eles façam. Por isso, no post logo abaixo iremos te explicar a grande diferença que existe entre disciplinar e repreender em uma família. Confira:
Por exemplo, vamos imaginar que tenha acabado de chegar em casa com várias sacolas do mercado, carteira e chaves em suas mãos. Sendo assim, o seu filho logo lhe pede o colo, mas você não pode nesse instante. Dessa maneira, explica que vai abraçá-lo quando estiver com as suas mãos livres. Embora o pequeno (a) possa não gostar muito, vai ter que aceitar. Afinal, nesse exato momento vai ser impossível satisfazer o desejo do seu filho (a).
Contudo, como uma explicar para o seu filho (a) que deseja apenas uma hora de silêncio para conseguir meditar sobre os problemas do trabalho, desafios e até mesmo crises pessoais. Ou seja, deseja apenas descansar de todo o seu esgotamento físico e emocional. Porém, nem tudo pode ser resolvido facilmente, e nessas horas a família tende a acumular sentimentos e agonias no coração e na mente.
Então, ao lidar com a insistência é bem comum que acabe reagindo com extrema dureza e confundindo toda a situação. Por exemplo, “Meu filho não entende que não pode te atender agora?”. Isso se deve ao fato da carga mental desgastante não estar evidente aos filhos, fazendo com que insistam para serem atendidos.
De modo geral, assim como em qualquer família e com qualquer pessoa, pode ser que deseje estar apenas desconectada, indisponível pelo fato de estar muito sobrecarregada (a). Até porque, todo adulto navega pelos problemas do dia a dia de modo automático.
Ou seja, se desviam de obstáculos e avançam sem nenhuma piedade para o que desejam. Por isso, entenda que nem sempre está disponível, mas, aprenda a lidar com isso com os seus filhos, para que mão acabe gerando algum tipo de transtorno ou problema com o relacionamento de toda a família.
Os filhos costumam implorar e continuar com as mesmas atitudes para conseguir algo diferente de seus pais. No entanto, ainda que não apenas a família, mas também várias outras coisas nos cobrem uma nova jornada, nem sempre conseguimos fazer algo significante.
Sendo assim, nessas horas acabamos fazendo sempre a mesma coisa. Lembre-se que as crianças tem coração, olhos, ouvidos e que podem perceber quanto estamos frustrados. Contudo, em grande parte das vezes esse tipo de problema não está alinhado aos filhos ou família.
O ser humano está sempre acostumado a reagir de forma ruim e com uma péssima comunicação. Por exemplo “mostrou a língua para mim? Agora além de mostrar a língua para você também ainda irei te dar um beliscão. Saiba que esse tipo de reações do dia a dia que consiste em revanche também podem estar alinhadas de forma direta a nossa própria criação.
Por exemplo, uma mãe que coloca seu bebê com poucos meses finalmente para dormir. Mas, os filhos entre 4 a 10 anos acabam o acordando com seus gritos e isso pode dar uma extrema vontade de gritar com eles também. Mas, conter-se e conversar com os filhos para que entendam melhor a situação é o melhor caminho. Afinal, também estão em processo de aprendizado e não sabem muito sobre a gravidade de certas coisas.
Em momentos em que desejamos uma retaliação com os filhos, é essencial ter um solução que pode ser feita de modo básico. Isso porque, os pais precisam aprender a corrigir os filhos ao invés de colocar ainda mais lenha na fogueira no problema como um todo. Nessas horas em que entra o termo disciplinar.
Já se perguntou o motivo de por que o seu filho não te escutar? Por ser pelo fato de estar gritando e fazer com que eles estejam se perguntando se querem os matar o que pode deixá-los com emocional abalado e ainda dificultar na correção. Nessas horas os pais precisam se recompor e refletir sobre tudo que está acontecendo.
De modo geral, entenda que não pode apenas dar ordens, mas precisa colocar todas as condições para que as suas ordens sejam obedecidas. Sendo assim, a disciplina implica em uma pessoa colocar todas as condições para que isso possa acontecer.
Afinal, o que permite que convença o filho de fazer algo em vez de evitar ou adiar? A sua motivação. Dessa maneira, semear na vida de nossos filhos as regras, carinho, conexão e atos pode fazer com que tenha uma mudança muito grande dentro de sua família. Veja abaixo algumas dicas que podem te ajudar bastante nesse processo:
Antes de mais nada, entenda que as mudanças profundas e verdadeiras se trata de algo que vai sendo gerado aos poucos. Ou seja, vai precisa ter muita paciência nesse processo. Até porque, nem sempre podemos ver todos os resultados ao realizar uma disciplina com amor. No entanto, tenha toda a certeza que educar sem ferir sempre vai ser o melhor caminho a se seguir.
Sem dúvidas podemos afirmar que a rotina representa a base da ordem de uma família. Além disso, tem a capacidade de deixar a vida bem mais saudável dentro do seu lar. Sendo assim, busque definir algumas rotinas para a sua família para que tenham harmonia, serenidade e muita saúde.
Sobretudo, entenda de uma vez por todas que a criança que se sente bem também se comporta bem. No entanto, para isso os pais tem a responsabilidade de criar um ambiente saudável para que seus filhos vivam. Desse modo, tenha a certeza que dentro do seu lar tenha esse tipo de ambiente. Busque refletir sobre quais os aspectos de sua vida com a família tem favorecido para que tipo de comportamento em seus filhos.
Uma das bases para que consiga garantir que os seus filhos se sintam bem é proporcionar uma conexão com cada um deles. Sendo assim, busque definir uma conexão, proximidade afeto ou qualquer tipo de coisa semelhante junto com seus filhos. Assim, todo o processo de disciplina também vai se tornar mais eficaz.
Saiba que se trata de algo essencial que defina alguns limites amorosos, claros, contundentes e bem definidos com toda a sua família. Até porque, não fazer isso pode fazer com que fira os sentimentos de seus filhos. Afinal, precisam saber até que ponto podem se mover dentro de sua família.
Enfim, deixe de repreender, não se trata de algo nada prático e existem ferramentas melhores para sair do círculo de maltrato. Comece agora mesmo a focar apenas nas coisas boas que pode atribuir para a vida dos seus filhos. Ou seja, tenha foco apenas nas coisas boas de seus filhos, esqueça todos os defeitos.
Agora que já pode entender melhor sobre como repreender os filhos nem sempre é a melhor decisão. Basta seguir cada uma de nossas instruções para que possa usar a disciplina adequada em sua família e não prejudicar traumas ou danos a seus filhos.