O PIS PASEP é um benefício concedido aos trabalhadores brasileiros. Primeiramente, ele funciona como um abono salarial, ou seja, é um dinheiro extra que alguns trabalhadores têm direito de receber. Além disso, o PIS (Programa de Integração Social) é destinado aos trabalhadores da iniciativa privada, enquanto o PASEP (Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público) é para os servidores públicos.
Para ter direito ao PIS PASEP, é necessário cumprir alguns requisitos. Em primeiro lugar, o trabalhador precisa ter cadastro no PIS/PASEP por pelo menos 5 anos. Em seguida, é preciso ter trabalhado com carteira assinada por pelo menos 30 dias no ano-base e ter recebido uma média de até dois salários mínimos vigentes no ano-base. Além disso, é essencial que a empresa onde trabalhou tenha informado corretamente todos os dados ao governo.
Consultar o abono salarial do PIS PASEP é mais fácil do que parece. Primeiramente, uma das formas mais comuns é através do site da Caixa Econômica Federal, no caso de trabalhadores da iniciativa privada. Para isso, você precisa ter em mãos o número do NIS (Número de Identificação Social), que pode ser encontrado na sua carteira de trabalho. Em seguida, no site, basta seguir o passo a passo, preencher os dados e consultar o valor disponível e a data de pagamento.
Para os servidores públicos que têm direito ao PASEP, a consulta pode ser feita através do Banco do Brasil. Da mesma forma que no PIS, é necessário primeiro ter o número do NIS para realizar a consulta. Além disso, caso ainda tenha dúvidas, você pode ir pessoalmente a uma agência da Caixa ou do Banco do Brasil, onde os atendentes poderão ajudar a conferir todas as informações e esclarecer eventuais questões.