O FGTS é um um fundamento que é direito do trabalhador brasileiro. Assim, o trabalhador pode realizar a pesquisa de saldo FGTS- Fundo de Garantia do Tempo de Serviço e ver os depósitos e valores disponíveis. Também, o FGTS é dado pela pessoa que contrata, que deve deixar por mês uma quantia de 8% do salário do profissional.
Além disso, existe um aplicativo FGTS que pode ser feita a consulta e se você tem conta na Caixa Federal, tem a opção de usar o app CAIXA. Assim, no app, o cliente também pode ver seu saldo, acessar seu extrato de contas anteriores e saber das modalidades de saque que tem no FGTS. Caso você se interessou, mas ainda tem dúvidas, Leia o artigo até o fim e saiba mais.
Dessa forma, o FGTS é um Fundo de Garantia do Tempo de Serviço e foi criado para proteger os trabalhadores de demissões sem justa causa. Mas em outras situações também dá para sacá-lo.
Além disso, logo no começo do mês, o empregador coloca uma quantia de 8% do salário liquido do trabalhador em um conta da Caixa. Apesar de o benefício corresponder a uma parte do salário, a obrigação de pagar é do empregador e não do trabalhador.
Ademais, a Caixa possibilita que o trabalhador faça a consulta de saldo na Caixa Federal através do app ou telefone.
Realizar a consulta de saldo é necessário para se informar se a quantia depositada está certa. Dessa forma, tem muitas outras formas de consultar seu saldo. Veja abaixo:
Pelo App:
Tem como fazer a consulta pelo app, para fazer isso:
Além disso, através do app, o cliente pode pedir o que aconteça um alerta de depósito por meio de uma mensagem enviada para seu celular. Para ter essa opção:
Para consultar seu saldo, você tem a opção de ligar para o número 0800 726 0207 e fazer a consulta.
Assim, não se preocupe se o seu é celular ou telefone fixo, você consegue tirar todas as suas dúvidas e ser atendimento pelo número de telefone acima.
Além disso, para fazer a consulta pelo telefone, você precisa ter o número do cartão cidadão ou número do seu NIS.
O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, serve para ajudar empregados em caso forem demitidos sem justa causa.
Porém, com o passar do tempo, o Governo possibilitou que o empregado saque o dinheiro em outras ocasiões, por exemplo, comprar uma casa, doenças, aposentadoria e o mais recente, o saque-aniversário.
Assim, quem pode usar o FGTS, são:
Também, é preciso que o empregador coloque o trabalhador no regime do FGTS, pois os não empregados tem direito diretores.
Dessa forma, esse benefício é de garantia. Nesse sentido, é garantido aos trabalhadores que não sejam desamparados em muitas ocasiões, como:
Através do extrato FGTS, o trabalhador acessa a todas as sua contas, sejam ativas ou inativas.
Assim, a consulta é feita através do extrato. Para fazer isso:
Ademais, dá para consultar seu extrato através do site FGTS ou do site da Caixa Econômica Federal.
Por fim, o FGTS é uma vantagem destinada a muitos trabalhadores, em especial os que usam o regime da CLT.
Também, o objetivo principal do FGTS é cuidar e proteger o trabalhador de situações de imprevisto e desastres. Dessa forma, o trabalhador consegue receber seu salário mesmo em demissões sem justa causa, calamidade pública, doenças graves. Além disso, podem receber se decidirem comprar uma casa, e possibilita que o trabalhador use o saque-aniversário.
Ademais, é uma obrigação por lei do empregador de colocar o FGTS todo mês para o trabalhador. Então, para se informar do valor disponível o trabalhador tem a opção de fazer a consulta de seu saldo.