Você já conhece a CNH Social? Sem dúvidas, grande parte dos brasileiros tem o desejo de começar a dirigir e tirar a CNH. No entanto, o primeiro processo para dar início na jornada de obter habilitação é se inscrever junto à autoescola. Porém, saiba que vai ter que realizar o pagamento de várias taxas, realizar exames, ter aulas teóricas e práticas, fazer simulações e muito mais.
Devido a isso, muitas pessoas não tem a chance tirar a carteira de habilitação devido aos altos valores deste processo que podem pesar nas finanças. Contudo, é possível obter a CNH Social gratuita, sem que precise arcar com nenhum custo do processo.
Afinal, a CNH Social, se tornou uma realidade no Brasil por vários estados e beneficia milhares de pessoas todos os anos. No artigo a seguir ele iremos tirar as suas principais dúvidas sobre o assunto e esclarecer melhor os pontos sobre a CNH social gratuita. Leia até o final e saiba mais:
Basicamente, ainda que se trate de um programa brasileiro, nem todos os cidadãos estão aptos para ter acesso a CNH Social. Isso porque, trata-se de uma carteira de habilitação destinada para as pessoas de baixa renda. Sendo assim, existem algumas critérios que vai precisar atender para ter obter a sua CNH. Além de ter mais de 18 anos de idade, vai precisar se encaixar em pelo menos uma das situações abaixo. Confira:
Sobretudo, ainda que muita gente não saiba, o Detran não é um órgão unificado. Sendo assim, cada estado possui o seu departamento e determina as regras de funcionamento, bem como taxas aplicadas.
Por isso, que o Detran de cada estado tem total autonomia para aderir ou não ao programa da CNH Social. Dessa forma, saiba que existem alguns estados que ainda não estão fazendo parte do programa. Veja a seguir os estados que dão direito a ter aceso a CNH:
De modo geral, por se tratar de uma nova ideia, ainda existem muitos estados que ainda não aderiram ao programa CNH Social. Contudo, existem várias expectativas de que em breve todos os estados do Brasil ofereçam a possibilidade de carteira de habilitação gratuita. Não se esqueça que todo o processo da CNH pode variar de estado para estado. Então, consulte mais informações junto ao site do Detran do estado em que mora.
Se existe o programa em seu estado e se encaixa nos pré-requisitos, saiba que precisa de inscrever para ter acesso a sua CNH Social. Antes de mais nada, vai ter que se informar sobre os documentos exigidos pelo DETRAN de seu estado. Mas, em geral, costuma exigir apenas CNH, comprovante de renda, endereço e outros. O comprovante que faz parte do Auxílio Brasil também pode te ajudar.
Feito isso, vai ter que acessar ao site da CNH social de seu estado. Agora, realize um cadastro e insira todos os dados pessoais solicitados. Por fim, vai ter apenas que aguardar uma resposta para que saiba se foi escolhido ou não para fazer parte do programa CNH Social. Vale ressaltar que as vagas são limitadas, por isso nem sempre todos conseguem acesso, devido a alta demanda.
Como grande parte das pessoas sabem, existem muitas taxas que são aplicadas para que consiga tirar a sua carteira de habilitação. Por exemplo, exames, testes, aulas, curso e muito mais. No entanto, o programa permite que o condutor fique isento de qualquer cobrança. Então, o programa cobre todos os custos aplicados nessa operação.
Enfim, agora que já está por dentro de tudo sobre a CNH Social gratuita, basta usar nossas dicas e informações a seu favor. Assim, vai ter a chance de tirar a sua CNH Social gratuita, sem que precise pagar por qualquer tarifa. Boa sorte e até a próxima!