O Abono Salarial é um benefício oferecido aos trabalhadores brasileiros que mais precisam, funcionando como um complemento do salário. Além disso, ele é pago anualmente para aqueles que trabalharam com carteira assinada por no mínimo 30 dias no ano anterior. Ainda mais, é necessário estar inscrito no PIS ou PASEP por no mínimo cinco anos e ter recebido, em média, até dois salários mínimos mensais.
Por outro lado, o PIS (Programa de Integração Social) está disponível aos empregados de empresas privadas, enquanto que o PASEP (Programa de Formação de Patrimônio do Servidor Estatal) atende os servidores públicos. O valor do abono pode chegar a um salário mínimo. No entanto, isso depende do tempo de trabalho no ano-base considerado para o pagamento.
Para começar, a maneira mais simples de consultar o saldo do Abono Salarial é utilizar a internet. Você pode, por exemplo, acessar o portal ‘Meu INSS’ ou o aplicativo Caixa Trabalhador no seu smartphone. Além disso, também é possível verificar as informações diretamente nas agências da Caixa Econômica Federal, para PIS, ou do Banco do Brasil, no caso do PASEP.
Além disso, a consulta pode ser feita através do telefone. Dessa forma, para o PIS, entre em contato com a central de atendimento da Caixa, e, por outro lado, para o PASEP, ligue para a central do Banco do Brasil. Ao realizar a consulta, é importante ter em mãos o número do seu CPF ou o Número de Identificação Social (NIS), que está na sua carteira de trabalho, para facilitar o atendimento.