De modo geral, o Auxílio Creche surgiu par ajudar os pais que precisam trabalhar durante a semana e tem que deixar os filhos em um local com garantia de segurança e cuidados. Sendo assim, trata-se de um benefício trabalhista pouco conhecido entre os brasileiros.
Sendo assim, ele serva para ajudar nos custos da creche e ajuda milhares de brasileiros em todo o país. No entanto, como já falamos, pouca gente conhece e entende sobre esse benefício. Pensando nisso, elaboramos a seguir um guia explicativo com os principais detalhes sobre o assunto. Acompanhe até o final e saiba mais a respeito do Auxílio Creche:
Basicamente, o Auxílio Creche trata-se de um benefício que garante por meio da legislação, direito das mães trabalharem e deixarem seus filhos em um local seguro e com garantia de todos os cuidados. Dessa forma, todas as mães com crianças menores de 6 meses de idade tem direito a receber o benefício para ajudar nos custos da creche. Contudo, vale deixar claro que o benefício está disponível apenas para mães que prestam serviços em empresas privadas.
Embora não seja muito conhecido pelos brasileiros e por ter pouca divulgação, muita gente não conhece esse benefício. Contudo, o Auxílio Creche está previsto no CLT (Consolidação das Leis de Trabalho). Sendo assim, quando a empresa não fornece o espaço apropriado para os colaboradores deixarem os filhos, devem pagar o Auxílio Creche para as Mães.
Contudo, se a empresa tiver um local seguro para os pequeninos não precisam fornecer o benefício. Vale ressaltar ainda que a obrigação prevista no CLT está limitada a empresas privadas com pelo menos 30 mulheres com mais de 16 anos de idade. As empresas com uma quantidade menor de pessoas, podem oferecer benefícios para as mães e para o bem estar das mesmas dentro do ambiente de trabalho.
Existem muitas empresas privadas que tem beneficiado também os homens com o Auxílio Creche. Porém, o benefício ainda não é obrigatório para os pais de acordo com o CLT. Saiba ainda que embora seja um direito garantido por lei, muitas empresas se negam a pagar o benefício. Por isso, existem vários casos de mulheres que tiverem que recorrer na justiça para receber o Auxílio Creche.
Para que faça o pedido do Auxílio Creche a mulher deve ir até o RH da empresa e informar sobre o interesse no benefício trabalhista. Depois, vai ter que preencher um formulário com os dados requeridos para fazer a solicitação. Depois de preencher o formulário com todos os dados, deve apresentar os documentos requeridos pela empresa.
Por exemplo, nome da mãe, certidão de nascimento, valor da mensalidade, telefone da instituição, endereço, CNPJ, horário de permanência na Creche e outros. Em casos de enteados, vai ter que solicitar uma cópia da certidão de casamento ou de união estável. O colaborador fica responsável pela criança e deve comprovar a relação por meio de documentos oficiais. Apenas seguindo todos esses critérios que pode solicitar e receber o Auxílio Creche.
Agora que pode saber mais sobre o Auxílio Creche, não perca tempo e solicite o benefício caso tenha direito a receber. Espero ter lhe ajudado e até a próxima!