Para se inscrever no Bolsa Família, primeiramente você precisa ir ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) mais próximo da sua casa. Lá, você deverá realizar o Cadastro Único, que é a porta de entrada para vários programas sociais do governo. Portanto, não esqueçaa de levar seus documentos pessoais, como RG, CPF e comprovante de residência. Além disso, se você tiver filhos, leve também as certidões de nascimento deles.
Após fazer o cadastro, consequentemente, os dados serão analisados para verificar se você atende aos critérios do programa. Se sim, sua família será incluída no Bolsa Família e começará a receber o benefício. Ademais, lembre-se de manter suas informações atualizadas no Cadastro Único, pois qualquer mudança na sua situação financeira ou de endereço deve ser comunicada ao CRAS.
Para consultar o saldo do seu Bolsa Família, você pode usar o aplicativo ‘Bolsa Família Caixa’. Ele está disponível para download tanto em celulares Android quanto iOS. Após baixar o aplicativo, faça o login com seu CPF e a senha que você usa no site da Caixa. Além disso, outra opção é ligar para o número 111 e seguir as instruções.
O calendário de pagamento do Bolsa Família é divulgado anualmente pela Caixa Econômica Federal. Você pode consultá-lo no site da Caixa, no aplicativo do Bolsa Família ou em agências da Caixa. Portanto, é importante ficar atento às datas para não perder o prazo de retirada do benefício, que pode ser feito com o Cartão Bolsa Família em qualquer casa lotérica ou agência da Caixa.