Sobretudo, o Bolsa Família representa um dos principais benefícios sociais pagos pelo Governo Federal do Brasil. Isso porque, o programa social conta com cerca de 20 milhões de beneficiários em todo o país. Vale lembrar que os beneficiários tem direito a receber uma parcela mensal do benefício social que equivale a R$600. O Bolsa Família tem como objetivo garantir que as pessoas que vivem em vulnerabilidade social tenham acesso a auxílio financeiro.
Contudo, desde o início de 2023 o programa social está passando por uma análise dos beneficiários e tem levado a muitos cortes. De acordo com dados do Ministério da Cidadania e do Governo Federal, mais de 1 milhão de pessoas tiveram o Bolsa Família cancelado. Os bloqueios e cortes acontecer por causa dos cadastros irregulares e pessoas que estão recebendo o benefício indevidamente. No post a seguir iremos te mostrar como pode consultar o status do seu benefício pelo CPF para que evite o bloqueio do seu Bolsa Família em 2023.
Primeiro, saiba que o beneficiário ao ter o Bolsa Família cortado recebe um aviso por meio do Aplicativo Caixa Tem. Vale lembrar que todos os pagamentos do benefício social estão sendo feitos por meio da conta poupança social do Caixa Tem. Então, caso tenha recebido uma notificação em sua conta, o mais indicado é que procure uma unidade do CRAS mais próxima de onde mora para que possa regularizar a sua situação. No geral, grande parte dos cortes e bloqueios acontecer por desatualização dos dados junto ao banco de dados do CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal).
Sobretudo, o CadÚnico é um banco de dados do Governo Federal que tem como objetivo ajudar a identificar todas as famílias que precisam de recursos financeiros por meio de programas sociais. Por exemplo, o Bolsa Família, Vale Gás e vários outros. Para que possa receber ou continue recebendo os benefícios sociais vai precisar estar com todos os dados atualizados a pelo menos 24 meses no banco de dados. Além disso, qualquer tipo de alteração de endereço, renda e outros dados devem ser informada o quanto antes para que evite o bloqueio do benefício.
Saiba que para continuar tendo acesso ao benefício de transferência de renda do Governo Federal, vai ter que cumprir com algumas regras do programa social. Isso porque, quem recebe o Bolsa Família deve garantir que os menores de idade que fazem parte da família tenham frequência regular em uma instituição de ensino. Sem falar que devem estar com todas as vacinações em dia e as gestantes devem estar fazendo acompanhamento pré-natal.
Embora pouca gente saiba, existe a possibilidade de fazer a consulta do status do Bolsa Família pelo CPF de modo totalmente online e sem burocracia. Para isso, vai ter apenas que baixar o aplicativo Bolsa Família no seu celular. Vale lembrar que pode fazer o download gratuito em aparelhos com sistema operacional Android e iOS. Dessa maneira, pode inserir seu CPF e registrar uma senha de login para que faça a sua consulta em poucos minutos e gratuitamente. Por fim, se ainda tiver alguma dúvida sobre o Bolsa Família, saiba que pode entrar em contato com a Caixa ou o Ministério da Cidadania. Se preferir ainda pode acessar o Portal Gov.br para que tenha acesso a mais informações.