O Programa Social Bolsa Família, foi reativado pelo Governo Federal do Brasil e conta com novas regras desde março. Vale lembrar que o programa social atende milhares de famílias que vivem em vulnerabilidade social, que passam a ter direito a benefício mensal de transferência de renda. Contudo, Ministério de Desenvolvimento Social (MDS), responsável pela administração do programa social, passou a realizar um pente fino, para que todos que estejam recebendo o benefício indevidamente sejam cortados.
Desde então, mais de um milhão de beneficiários já deixaram de receber os valores do Bolsa Família. De acordo com o Governo Federal, os cadastros sem atualização e sem comprovação estão sendo bloqueados e cancelados do programa. Por isso, fazer uma consulta online do Bolsa Família se tornou essencial para que saiba se o seu benefício está ou ainda pode ficar cancelado no pente fino. Faça a leitura de nosso post até o final que iremos te mostrar tudo sobre o assunto:
Segundo dados de uma pesquisa feita com o programa social, foi possível constar que milhares de pessoas recebem os pagamentos do Bolsa Família indevidamente, sem que atenda as regras do programa. Por isso, o Governo Federal juntamente com o Ministério da Cidadania iniciou o pente-fino nos cadastros do programa social. Vale lembrar que o pente fino começou em março de 2023 e já conta com mais de um milhão de inscrições bloqueadas do Bolsa Família.
Embora pouca gente saiba, grande parte dos cortes ocorreram devido a divergência de regras do Auxílio Brasil e do Bolsa Família. Afinal, para que tenha direito a receber o Bolsa Família, deve ter em sua composição familiar crianças e gestantes. Contudo, o Auxílio Brasil garantia benefício de transferência de renda para todos os tipos de famílias, até mesmo as compostas por uma única pessoa ou por até mesmo mais de dez integrantes.
Basicamente, todos os dados indicam que as famílias unipessoais fiquem bloqueadas do sistema do Bolsa Família. Isso porque, o Auxílio Brasil deu a chance dessas famílias terem acesso ao benefício, mesmo que morassem sozinhas ou que a família já recebesse. Mas, o dentro do programa esse grupo de pessoas não vai continuar recebendo o benefício. Vale deixar claro que os bloqueios tem acontecido aos poucos e os beneficiários podem procurar o CRAS para evitar ter a suspensão efetiva do benefício. Para isso, devem comprovar que o bloqueio foi feito de forma indevida.
Sobretudo, saiba que pode consultar para descobrir se o seu benefício está cancelado ou suspenso. Para isso, vai ter apenas que entrar na sua conta junto ao aplicativo do Bolsa Família. Vale deixar claro que todo o processo de consulta ocorre em poucos minutos. Se preferir ainda pode consultar na sua conta poupança social digital do Caixa Tem. Isso porque, se tiver o benefício suspenso vai receber uma notificação ao acessar a sua conta.
Por fim, não perca tempo e procure uma unidade do CRAS o quanto antes para que evite ter o benefício cancelado. Assim, pode fazer todas as atualizações necessárias para que não perca acesso ao benefício social. Espero que nosso guia tenha esclarecido as suas dúvidas e até mais!