O Benefício de Prestação Continuada (BPC) é um auxílio do governo brasileiro para pessoas idosas ou com deficiência que não conseguem manter sua própria subsistência. Para ter acesso ao BPC, inicialmente, é necessário comprovar que a renda familiar por pessoa é inferior a 1/4 do salário mínimo vigente. Além disso, esse benefício é garantido pela Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS).
Além da renda familiar baixa, outro requisito fundamental é que a pessoa idosa tenha 65 anos ou mais, bem como que a pessoa com deficiência comprove que sua condição impede a participação plena na sociedade. Ademais, o processo de solicitação pode parecer complicado, entretanto, com os avanços tecnológicos, é possível fazer tudo pela internet, de forma simples e prática.
Para solicitar o BPC online, primeiro é preciso que a pessoa solicitante tenha um cadastro atualizado no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). Esse cadastro pode ser feito no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) mais próximo. Além disso, com o CadÚnico em dia, a solicitação do BPC pode ser feita pelo site ou aplicativo Meu INSS.
No site Meu INSS (meu.inss.gov.br), a pessoa deve fazer login utilizando o CPF e a senha cadastrada. Depois de acessar a plataforma, basta seguir as instruções para solicitar um benefício, selecionar o BPC e preencher os dados solicitados. É importante ter em mãos documentos pessoais, como RG, CPF, comprovante de residência e, se for o caso, laudos médicos. Dessa maneira, todo o processo é feito de forma gratuita e sem precisar sair de casa.