O BPC, ou Benefício de Prestação Continuada, é um auxílio financeiro oferecido pelo governo brasileiro para ajudar, principalmente, idosos e pessoas com deficiência que têm baixa renda. Esse benefício é parte do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e tem como objetivo, assim, garantir uma renda básica para pessoas que não podem sustentar-se sozinhas. Portanto, para receber o BPC, não é necessário ter contribuído para o INSS.
Para ter direito ao BPC, é preciso atender a alguns requisitos. Idosos com 65 anos ou mais e, além disso, pessoas com deficiência de qualquer idade podem receber o benefício, desde que a renda familiar per capita seja, então, inferior a 1/4 do salário mínimo. Além disso, é necessário estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal.
Solicitar o BPC online ficou mais fácil nos últimos anos. Em primeiro lugar, para iniciar o processo, o primeiro passo é garantir que você, ou um representante, esteja cadastrado no Cadastro Único. Depois de confirmar o cadastro, acesse o site ou aplicativo Meu INSS com o seu login. Caso ainda não tenha, será necessário criar uma conta usando CPF e, em seguida, realizar um cadastro simples.
No portal Meu INSS, procure pela opção ‘Agendamentos/Solicitações’ e, a seguir, siga as instruções para ‘Novo Requerimento’. Em seguida, escolha a opção BPC/Loas e preencha todos os campos obrigatórios com atenção. Após enviar a solicitação, acompanhe o andamento do pedido no próprio site ou app. Além disso, caso precise de ajuda, o telefone 135 da Previdência Social está disponível para esclarecimentos.