No Brasil, o sistema de pontos para a Carteira de Motorista serve, principalmente, para incentivar a condução segura e responsável. Quando um motorista comete infrações de trânsito, por exemplo, pontos são adicionados à sua carteira. Cada infração tem, além disso, um número específico de pontos, dependendo de sua gravidade. Por exemplo, uma infração leve pode, consequentemente, acrescentar 3 pontos, enquanto uma gravíssima pode, por sua vez, adicionar até 7 pontos.
APRENDA A RECUPERAR SEUS PONTOS
Se a soma totalizar 20 pontos ou mais em um período de 12 meses, a habilitação pode, portanto, ser suspensa. Isso significa que o motorista ficará, assim, proibido de dirigir por um tempo determinado. No entanto, existe a possibilidade de recuperar, entretanto, os pontos perdidos, mantendo sua carteira viável e evitando a suspensão. Vamos ver, então, como fazer isso com algumas dicas simples.
A recuperação dos pontos, por exemplo, pode ser feita participando de cursos de reciclagem de trânsito. Esses cursos estão disponíveis, além disso, em centros de formação de condutores e são oferecidos tanto presencialmente quanto online. Ao concluir o curso, o motorista pode, portanto, reduzir 3 pontos do seu total acumulado em sua carteira, mas é preciso lembrar que essa opção só pode ser usada uma vez a cada 12 meses.
Outra maneira de evitar a suspensão, por outro lado, é aguardando o tempo de validade dos pontos, que é de 12 meses contados a partir da data da infração. Após esse período, os pontos expiram naturalmente. Manter uma boa educação no trânsito e seguir as regras é, assim, o melhor caminho para não acumular pontos. Seja prudente, então, e respeite as leis de trânsito para evitar transtornos futuros.