Em suma, o governo liberou essa nova opção de CNH Digital a partir da necessidade que se viu em incluir esse serviço no mundo digital. Dessa forma, os motoristas podem ter a chance de apresentar sua CNH no celular ao invés de apenas pela versão física. Isso porque, essa era uma situação que gerava muitas questões por não ser uma facilidade sempre andar com a versão física da carteira em mãos.
Sobretudo, a CNH Digital obtém todos os dados equivalentes ao da carteira física, inclusive quanto aos veículos em título do motorista. Além disso, nesse mesmo App se pode ter acesso ao CRLV Digital do seu veículo e todas as informações quanto a pendências. Outra função que facilita muito é as notificações para reparos do veículo.
Desde o ano de 2017 qualquer pessoa pode ter acesso ao serviço de forma online por meio do App no celular. Isso sem pagar por nenhuma tarifa ou algo do tipo. A princípio, você apenas precisa scannear o código Qr que está impresso no verso da sua carteira física. Logo já se permite o acesso ao documento de forma digital.
Caso você seja um desses motoristas que acabam se esquecendo com frequência de levar seu documento nas viagens de trânsito, essa é uma ótima opção. Já que o celular costuma ser um item indispensável na rotina das pessoas. Porém essa é apenas uma segunda opção, não um item obrigatório, se você não portar nenhuma das opções pode vir a perder a certeira e veículo além de ter uma multa aplicada.
Acima de tudo, é importante que os motoristas conheçam todas as formas de se emitir a CNH Digital. Sendo elas:
Em primeiro lugar, o cadastro no App da sua carteira digital tem que ser realizado a partir da inserção dos seus dados pessoais básicos. Acesse o site do Senatran para validar seus dados no Portal de Serviços.
Na página principal, escolha a opção de “Habilitação”. Depois, insira os dados que se pede, sendo eles: o código para verificação e número de RG. Então, verifique se todos os dados estão de acordo para prosseguir. Com os dados verificados você pode incluir sua CNH na plataforma do CDT.
Para completar todo o processo de obter sua CNH Digital são menos de 20 minutos do seu tempo gastos. Isso porque, depois de baixar o App do CDT e informar seus dados básicos para validar sua carteira já fica disponível. Então não é preciso aguardar nenhum período para liberação, tudo se conclui no mesmo instante.
A princípio, os motoristas com a CNH perto de vencer podem agora optar por uma forma mais simples e rápida de renovar a habilitação, sendo possível realizar esse processo online. Bem como, você só precisa entrar na aba de “Renovação da CNH”, que se encontra na central de serviços que o Detran disponibiliza.
Logo, com o pedido da renovação um valor vai ser gerado de taxa pelo serviço e então basta pagar pelo boleto e realizar os exames solicitados. Em geral, é comum que aconteça do Detran pedir apenas por um prontuário com as informações sobre seu exame psicotécnico.
Com o impacto que a pandemia de Covid-19 causou em todas as áreas, não seria diferente com essa. Logo, a renovação da carteira de motorista para as pessoas que estavam agendadas no ano de 2020 foram adiadas por mais um ano. Então, essas pessoas puderam usar da carteira por mais um ano.
Além disso, assim como esse caso da CNH, o mesmo ocorreu com a autorização de ciclomotores, que é a carteira ACC e a permissão PPD, que no caso é uma autorização que pessoas recém habilitadas recebem para dirigir. Depois, dessas prolongações a pessoa deve renovar a CNH antes do prazo de vencer.
Vale lembrar, que hoje a renovação da carteira de motorista deve ocorrer de 5 anos em 5 anos para as pessoas que tem até 65 anos de idade. Por outro lado, para as pessoas que tem a partir de 65 anos idade o prazo para validar é de 3 anos.
Desse modo, conforme as últimas mudanças que o Código de Trânsito obteve os novos prazos para renovar a carteira seguem segundo a lista a seguir, confira: