Hoje, fazer compras online virou parte da rotina das pessoas e junto a isso veio muitas situações difíceis onde os clientes se viam vítimas de golpes pela internet. Por exemplo, muitos golpes envolvem o roubo de dados das pessoas para fazer transações ilícitas. No entanto, você não precisa deixar de fazer compras online apenas por isso. Isso porque há muitas formas de você evitar esses tipos de golpe.
Pensando nisso, trouxemos aqui algumas dicas que vão lhe ajudar a nunca cair nesses golpes da internet. Você agora vai poder comprar online e aproveitar todas as vantagens e descontos desse serviço e ainda não correr riscos de ter seus dados levados por ladrões. Portanto, para que você possa se proteger de todas as formas possíveis não deixa de ler o texto todo até o fim. Assim você não perde nada, acompanhe:
A princípio, o cartão digital hoje se tornou uma das melhores opções para realizar compras de forma online. Isso porque além de ser uma das mais simples também tem sido a mais segura. No entanto, essa opção não substitui a versão física do seu cartão onde você paga por suas compras presenciais. Contudo, a depender da fintech essa opção de cartão digital que se tem pode variar e talvez se limitar a apenas uma compra.
Dessa forma, com esse cartão que se usa apenas uma vez ele pode ter muitas versões e evitar que seus dados sejam roubados já que é um cartão temporário apenas. Logo, a pessoa pode controlar melhor suas informações e apagar ou bloquear o cartão assim que se ver necessário.
Para quem nunca teve um ou já ouviu falar vamos te explicar o que é um cartão pré0pago e como ele funciona. A princípio, essa é uma opção de cartão onde você recarrega um valor de dinheiro e pode usar como crédito para pagar por suas compras, sejam elas online ou presencial. Dessa forma, a pessoa que usa essa opção tem a vantagem de evitar golpes já que possui nesse cartão apenas a quantia necessária para fazer sua compra.
No entanto, infelizmente as compras que se paga com esse cartão devem ser cobradas à vista já que não há a opção de parcelar. As parcelas apenas se aplicam a cartões onde o banco empresta o crédito já nesse caso o crédito se limita ao valor que você recarregou.
Fique atento a sua conta do banco e as informações pois é comum que se ofereça algumas formas de criar mais camadas para assim proteger seu cartão. Por exemplo, uma das bandeiras que mais possui renome no meio das finanças que oferece a tecnologia do Mastercard Indentity Check. Dessa forma, o cliente precisa autenticar e aprovar suas compras feitas com o cartão. Só assim se pode evitar que por meio de fraudes outras pessoas gastem no seu cartão. Veja mais informações no site da Mastercard.
Por outro lado, algumas lojas online também disponibilizam esse tipo de serviço para então garantir a proteção dos dados de seus clientes. Dessa forma, toda vez que você compra algo uma notificação é enviada ao seu banco e você é informado sobre a compra. No entanto, não são todos os sites e lojas que proporcionam essa proteção.
Sempre que você realiza compras de forma online é preciso informar todos seus dados pessoais afim de cadastros nas lojas. Para evitar esses longos processos alguns sites oferecem um serviço que funciona como uma nuvem de seus dados e você não precisa repetir o processo. No entanto, o que se recomenda é que você nunca deixe seus dados salvos em sites. Bem como, para desativar esse tipo de função do seu servidor você pode seguir alguns passos simples para conseguir. Veja como:
Por último e não menos importante, também é sempre muito importante que o cliente tenha em sua rotina o hábito de verificar as compras realizadas na fatura do seu cartão. Logo, caso qualquer compra seja feita em nome de seus dados você consegue identificar de forma prévia e reverter o mais rápido possível. Se você encontrar qualquer transação que não corresponda com as suas entre o mais rápido possível com seu banco.
Sobretudo, muitos bancos dispõem de uma opção muito vantajosa e que protege seu cartão, a de bloqueio. Dessa forma, você evita que mais compras fraudulentas sejam feitas em seu cartão. No entanto, essa ação não rever a situação de uma compra que já foi realizada. Para isso você precisa entrar em contato com o atendimento ao cliente do banco que oferece seu cartão.