Agora está acontecendo o repasse do abono salarial PIS | PASEP para um novo grupo de beneficiários. Bem como, esses novos repasses começaram desde o último mês, para descobrir se você tem direito de receber, é preciso ir até o site do governo e consultar seu PIS | PASEP. Dentre os contemplados nessa remessa de pagamentos estão todos aquelas pessoas que nasceram do mês de janeiro até o mês de junho. Ou ainda, para o caso das pessoas que recebem o PASEP, recebe os grupos de pessoas com o número do benefício em 0, 1, 2 ou 3. Todos esses saques são referentes ao ano base de 2021.
Sobretudo, em questão da organização do saque, ele funciona de acordo com mês que a pessoa nasceu para quem recebe pelo PIS. Por outro lado, as pessoas que recebem pelo PASEP devem receber de acordo com o último dígito do número do seu benefício. Em geral, qualquer um dos benefícios dispõe uma data de até 28 de dezembro para que os beneficiados saquem o valor do repasse. O estimado pelo governo é que haja mais de 22,9 milhões de pessoas com carteira assinada cadastradas para receber o abono. Dentre essa quantia, são em média 20,4 milhões de pessoas que recebem pelo PIS e 2,5 milhões com cadastro no benefício PASEP.
Ainda mais, caso você não conheça ainda a divisão entre os programas PIS e PASEP, ela ocorre a partir do tipo de empresa que se trabalha. Sendo assim, pessoas que trabalham para uma empresa de rede privada recebem a partir do Programa de Integração Social (PIS), são pagos pela Caixa Econômica. Já quanto as pessoas que trabalham para algum órgão público, recebem o abono pelo Programa de Formação de Patrimônio do Servidor Público (PASEP), pagos a partir do Banco do Brasil.
Em suma, todo trabalhador sob os regimes da CLT possui direito a receber o Abono Salarial do PIS | PASEP. Contudo, isso muda quanto a alguns critérios que se deve apresentar para o saque desse benefício. Sendo eles:
Acima de tudo, já fica disponível para o público consultar seu benefício a partir do mês que se inicia os repasses. Dentre as opções para uma consulta, estão o portal gov.br, Carteira de Trabalho Digital ou ainda no telefone 158. Ao consultar seu benefício, é possível encontrar informações quanto ao valor que vai receber, data de pagamento e ainda o banco que vai repassar. Bem como, por meio da Carteira de Trabalho Digital se pode consultar seguindo esse passo a passo deixado abaixo, veja a seguir: