CRLV Digital -Tire as suas Dúvidas e Aprenda Solicitar

Sobretudo, saiba que o CRV (Certificado de Registro do Veículo) e o CRLV (Certificado de Registro de Licenciamento), trata-se de documentos essenciais para todo condutor. No entanto, grande parte das pessoas não sabem a diferença entre esses documentos. Além disso, muitos condutores estão com dúvidas relacionadas ao CRLV Digital.

Dessa forma, para te ajudar a tirar as suas dúvidas e a entender melhor sobre a diferença dos documentos, reunimos em nosso post um explicativo completo. Então, acompanhe até o final e tire as suas dúvidas:

CRLV Digital -Tire as suas Dúvidas e Aprenda Solicitar

Afinal, o que é o CRLV Digital?

Basicamente, saiba que o CRLV é um dos documentos mais importantes para qualquer veículo. Isso porque, sem o CRLV (Certificado de Registro de Licenciamento) o veículo não pode circular com o veículo nas vias de trânsito. Mas, para que fique com o seu CRLV em dia, vai ter que realizar o pagamento do IPVA e taxas.

De acordo com CTB no artigo 133, o motorista deve sempre estar com o CRLV original e atualizado. Sendo assim, o CRLV Digital nada mais é do que a versão digital do documento. Além disso, o documento na versão digital também tem validade por todo o território nacional.

Diferente entre o CRLV e o CRV:

Grande parte das pessoas tem dúvidas relacionadas as diferenças entre o CRLV e o CRV. Sendo assim, saiba que o CRV (Certificado de Registro de Veículos), tem como objetivo identificar as características do veículo. Por isso, neste documento podemos encontrar o ano do veículo, RENAVAM, placa, cor, combustível, entre várias outras informações.

Vale lembrar que o condutor recebe esse documento sempre que emplacar o veículo. Além disso, o CRLV se emite junto com o RENAVAM, nome e o endereço do dono do automóvel. Também se inclui no documento o CNPJ ou CPF do proprietário, Chassi, estado onde mora e muito mais. Antes esse documento se chamava de DUT.

O CRV é um documento muito importante, pois por meio dele vai ter acesso a todas as informações do veículo e possíveis modificações. Assim, na hora de vender ou comprar um automóvel pode consultar o documento para ter acesso as alterações.

Saiba ainda que existe diferente entre as validades dos documento. Isso porque, o CRLV é emitido todo ano. No entanto, o CRV não conta com um prazo definido. De qualquer forma, é essencial que todo proprietário de veículo saiba o que é o CRLV e o CRV.

CRLV Digital -Tire as suas Dúvidas e Aprenda Solicitar

Como faço para solicitar o CRLV Digital?

No geral, todo o processo para solicitar o documento é feito com facilidade e sem nenhum tipo de burocracia. Além disso, o proprietário não precisa fazer nenhum tipo de pagamento para ter o CRLV Digital. Veja a seguir o passo a passo de como solicitar o seu CRLV Digital:

  • Basta entrar no site do Detran do estado onde seu veículo foi registrado;
  • Dessa forma, na tela inicial, vai ter que clicar na aba “veículo”;
  • Logo em seguida, insira nos campos solicitados o RENAVAM e a placa de seu veículo;
  • Agora, clique em “consultar”;
  • Dessa maneira, vai ter que clicar no botão “CRLV Digital” e depois em “baixar”;
  • Por fim, insira o CPF ou CNPJ do proprietário do veículo. Assim, vai conseguir baixar o se CRLV Digital para usar sempre que quiser. 

O que fazer se perder esses documentos?

Se perder o seu CRLV ou CRV saiba que pode solicitar a segunda via de cada um dos documentos. Sendo assim, o processo pode ser feito junto ao Detran de sua cidade. Mas, não se esqueça de levar todos os documentos pessoais e do veículo para que possa fazer o processo junto ao Detran.

Para finalizar, agora que já sabe mais sobre o CRLV Digital e as suas diferenças em relação ao CRV, não pode deixar de pedir o seu documento na versão digital. Espero ter lhe ajudado a tirar as suas dúvidas, até mais!

Compartilhe
Autor: Bruno Moreira

Relacionados

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book. It has survived not only five centuries, but also the leap into electronic typesetting, remaining essentially unchanged. It was popularised in the 1960s with the release of Letraset sheets containing Lorem Ipsum passages, and more recently with desktop publishing software like Aldus PageMaker including versions of Lorem Ipsum.
© 2024 - Noticias do ADS

Aviso de Cookies

O site Noticias do ADS utiliza cookies e tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência de navegação e, ao continuar, você concorda com estas condições. Política de privacidade OK