Décimo Terceiro - Quando Receber a Primeira Parcela

Décimo Terceiro

Em suma, assim que o CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas) foi concluído, se inclui o Décimo Terceiro salário que é uma forma de repassar a cota salarial aos trabalhadores. Ainda mais, toda pessoa que trabalha hoje em território brasileiro tem direito de receber o seu, também chamado de Subsídio de Natal isso decidido por lei a partir do comando da CLT. Por outro lado, quanto a quem pode receber podemos destacar alguns que também tem acesso. Como, por exemplo, aposentados, pessoas que recebem pensão do INSS, empregados domésticos e muito mais.

A princípio, o repasse dessa cota costuma acontecer a partir de duas parcelas. Sendo elas, oferecidas do forma separada durante o último semestre do ano. Logo, quando chega esta época de fim de ano as pessoas já começam a procurar saber sobre os repasses do 13° salário. Assim, as pessoas se questionam quanto a qual valor vai receber ou ainda quando esse processo vai se estabelecer. É possível acessar a todos os critério do regulamento do 13° por meio do site do Décimo Terceiro pelo TST.

Décimo Terceiro

Quem recebe o décimo terceiro salário?

Sobretudo, há algumas pessoas em específico que podem receber essa cota de trabalhador. Sendo elas:

    • Pessoas que trabalham a partir do regime regulador de leis, o CLT. Inclusive, pessoas que trabalham com atividades domésticas ou atue com carteira assinada;
    • Quem recebe benefícios por aposentadoria, pensão ou auxílio a partir do INSS (Instituto Nacional de Seguro Social).

Como o Valor é Repassado

Bem como, quanto ao repasse do valor desse Décimo Terceiro, ele ocorre com a divisão em duas parcelas. Ainda mais, as datas de subsídio dessa quantia ocorrem em geral entre os meses de novembro e dezembro no mesmo ano que você trabalhou.

Quanto é o valor do 13°?

Quanto ao valor a receber pelo 13°, ele se dá a partir de um cálculo onde se faz as seguintes considerações :

    • Caso a pessoa tenha começado a trabalhar contratado antes do dia 17 de janeiro, a quantia da sua primeira parcela será a metade do total que se recebe de salário mensal;
    • Por outro lado, se a pessoa começou a trabalhar depois do dia 17 de janeiro, sua primeira parcela vai obter o mesmo quanto aos meses trabalhados.

Ainda mais, já sobre qual a quantia de salário a se considerar no cálculo do 13°, esse sempre é a partir da quantia que se recebeu no mês de dezembro.

Décimo Terceiro

Calendário das Parcelas

Além disso, para pagar a quantia do benefício no ano de 2022 há um protocolo, onde as empresas devem realizar do seguinte modo:

    • Primeira parcela: repasse ocorre no mês de novembro, até a data de 30/11/2022;
    • Segunda parcela: repasse se dá até o mês de dezembro no ano de 2022, até o dia 20 desse mês.

Contudo, caso o trabalhador esteja dentro dos critérios para receber seu benefício, e ainda não tenha recebido a primeira parcela até a data estipulada, recomenda-se algumas atitudes a tomar. Dessa forma, você pode antes de mais nada entrar em contato com seu contratante e tentar descobrir o que houve para esclarecer os fatos.

No entanto, se ainda não foi possível esclarecer todo o ocorrido com a sua empresa e ainda mais, suas parcelas não tem previsão de repasse, são outros meios a busca. Assim, você pode buscar o sindicato do seu trabalho no setor de atuação. Ou ainda, entrar em contato direto com o Ministério Público do Trabalho e fazer uma denúncia formal.

Primeira Parcela do Décimo Terceiro

Segundo o calendário do benefício, o estipulado para receber a primeira parcela é até o dia 30 do mês de novembro. Dessa forma, você deve se atentar se houve o repasse do seu dinheiro até a data demarcada.

Por outro lado, quanto as pessoas que recebem benefícios por aposentadoria, a quantia do 13° obteve repasse adiantado. Assim, as pessoas puderam ter acesso a quantia na metade do ano e então todo o valor já foi pago.

Compartilhe
Autor: Thaís Milu

Relacionados

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book. It has survived not only five centuries, but also the leap into electronic typesetting, remaining essentially unchanged. It was popularised in the 1960s with the release of Letraset sheets containing Lorem Ipsum passages, and more recently with desktop publishing software like Aldus PageMaker including versions of Lorem Ipsum.
© 2024 - Noticias do ADS

Aviso de Cookies

O site Noticias do ADS utiliza cookies e tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência de navegação e, ao continuar, você concorda com estas condições. Política de privacidade OK