De modo geral, o mundo tecnológico passou a fazer uma parte importante de nosso vida. Dessa forma, por meio de celulares, computadores ipad´s já virou ferramentas para conversarmos com pessoas a distancia. Além disso são ferramentas muitos importantes para nossa vida profissional. Dessa maneira, saiba que assim, como gostamos e precisamos dessa tecnológica nossos filhos estão esquecendo de brincar e passam horas no mundo virtual
Graças a isso, nossas crianças sempre estão em busca de um computador melhor ou smartphone de última linha para jogar os jogos da atualidade. Contudo, saiba que não é errado que seu filho tenho um dispositivo para se ligar ao mundo digital. Porém e necessário que ensine-o a usar com responsabilidade e com limites.
Contudo, vários pais preferem que seus filhos passem horas em seus celulares para que não os atrapalhem a fazerem seus serviços ou simplesmente para que fiquem quietos. Porém, saiba que essa opção não é algo saudável para a mente de seu filho.
Saiba que o errado não é a criança ter um aparelho celular ou um computador, a culpa e totalmente dos pais em deixar o mesmo passar horas na frente dessas telas. Dessa maneira, deixando de ser crianças e lembrar a verdadeira virtude da infância.
Saiba que optar em castigar o seu filho para que fique sem seus aparelhos digitais não é praticamente algo viável. Caso opte por essa opção, saiba que vai acabar gerando um ambiente familiar conflituoso e hostil. Dessa maneira, a melhor forma é utilizar a inteligência para lidar com essa situação sem que gere raiva em seu filho. E assim ele aprenda a ter limite com o mundo da tecnologia. Sendo assim, veja algumas dicas para te ajudar nesse processo de limite tecnológico:
Crie horários para que todos da casa possa ter acesso aos aparelhos digitais em apenas horas especificas. Lembre-se de respeitar o horário de sua regra também, para que assim seu filho entenda que a regra não funciona apenas para ele. Mais que assim, você vai conseguir ganhar a confiança dele sobre as regras com mais facilidade. E em momentos que os uso de tecnologia estiver disponível, converse com ele, tenta entender melhor sobre o que ele esta mexendo e olhando nos mundos virtuais.
Dessa maneira, seu filho não vai se conectar apenas com seu celular, mais também vai se conectar com você. Dessa maneira, além de ajudar seu filho a ter limites vai criar fortes laços.
Após conseguir a atenção de seus filhos chegou o momento de convida-lo para fazer outras atividades. Por exemplo, análise o que ele gosta de fazer no mundo virtual e traga para vida real. Por exemplo, caso ele gosta de jogos como Minecraft, chame para construir quebras cabeças, ou brincar com blocos de montar. Ou caso ele prefira jogos corrida de carro, leve-o para brincar de Kart ou algo semelhante.
Dessa maneira, você vai conseguir uma forma de tirar seu filho do mundo virtual com estratégia. Assim, vai gerar um bom impacto na sua vida sem que o castigue ou tire algo a força dele. Além de conseguir gerar fortes laços sentimentais com seu filho.
Sempre busque ficar ciente sobre o que seu filho tem acesso através de seu celular ou computador. Sendo assim, organize atividades para que faça por meio de seu aparelho digital enquanto não esteja vendo o que ele faz. Por exemplo, coloque-o para ler um livro digital, ou escutar musicas e dançar, jogar jogos educativos.
Ou use a internet para gerar um vinculo incrível com seu filho, encontre vídeos de cozinha e chame para te ajudar a fazer um bolo. Ou encontre vídeos sobre experiência cientificas simples e faça com ele, como fazer um vulcão, ou um foguete.
Use seus aparelhos digitais como recompensa por algo feito, como boas notas escolares, cumprido com uma obrigação que você lhe passou ou algo semelhante. Dessa maneira ao efetuar qualquer um desses feitos deixe-o a usar o celular por um período de tempo limitado. Agora, caso ainda não tenha cumprido com suas responsabilidades deve ficar impedido de usar seus aparelhos digitais.
Assim, você vai ensinar a ter mais responsabilidade, além de mostrar que para ter algo na vida é preciso fazer sacrifícios. Além de tudo, saiba que jamais deve deixar seus filhos sozinhos com seus smartphones, ou seja, sempre os monitore sobre o que eles vê no mundo virtual.
Quanto mais atividades físicas você conseguir que seu filho faça, menos tempo de ficar na frente de telas ele vai ter. Sendo assim, busque leva-los para andar de bicicleta, nadar, correr ou o inscreva em aulas de luta ou futebol.
O ponto principal e mantê-los longe ao máximo do mundo virtual, e proporcionar maior numero de atividades físicas possível. Dessa forma, eles aprendem a se relacionar melhor, e conhecer novas pessoas. Porque na verdade este é o intuito de ser criança.