Em primeiro lugar, ser um mesário voluntário é muito mais do que apenas ajudar no dia da eleição. De fato, é uma oportunidade de contribuir para a democracia do nosso país. Sem a ajuda dos mesários, seria impossível realizar eleições justas e organizadas.
Além disso, ser mesário oferece benefícios como dias de folga no trabalho e a chance de ganhar experiência em um ambiente organizado e oficial. Nesse sentido, é uma forma de aprender mais sobre o processo eleitoral e até mesmo de fazer novas amizades.
Por fim, ajudar nas eleições é um ato de cidadania. Desse modo, você estará ajudando seus amigos, vizinhos e parentes a exercerem o direito de votar. Consequentemente, é uma bela maneira de retribuir para a comunidade e fazer parte de um processo importante para o Brasil.
Qualquer pessoa com mais de 18 anos e que esteja em dia com as obrigações eleitorais pode se candidatar a mesário voluntário. Além disso, isso inclui eleitores de todas as idades e profissões, desde que estejam registrados como eleitores no Brasil.
Ainda, não precisa ter um nível alto de escolaridade para ser mesário. O mais importante é ter vontade de ajudar e ser responsável. Portanto, os mesários recebem treinamento e orientação do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) para desempenhar suas funções no dia da eleição.
No entanto, existem algumas exceções. Por exemplo, candidatos e seus parentes próximos não podem ser mesários. Além disso, funcionários da justiça eleitoral também não podem, para evitar conflitos de interesse.
Inscrever-se para ser mesário voluntário é simples, e pode ser feito online. Primeiramente, acesse o site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ou do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do seu estado. Lá, você encontrará a opção para se cadastrar como mesário.
Outra forma de se inscrever é comparecendo ao cartório eleitoral mais próximo da sua casa. Você só precisa do seu título de eleitor e um documento de identificação. Além disso, os funcionários do cartório vão te ajudar no processo de inscrição.
Depois de se inscrever, aguarde o contato do TRE. Eles vão confirmar sua inscrição e informar sobre os treinamentos que você fará antes do dia da eleição. É importante fazer o treinamento para estar preparado e, assim, conhecer todas as suas funções.
O mesário tem várias funções no dia da eleição. Primeiramente, uma das principais é verificar a identidade dos eleitores que chegam para votar. Isso garante que somente pessoas autorizadas possam votar.
Além disso, outra função é a de organizar a fila e ajudar os eleitores a encontrarem suas seções. Assim, isso garante que o processo seja rápido e eficiente. Além do mais, mesários também ajudam pessoas com necessidades especiais a votarem sem dificuldades.
Por fim, os mesários são responsáveis por garantir a integridade da urna eletrônica e resolver problemas que possam surgir. Eles recebem treinamento específico para lidar com essas situações e são essenciais para o bom funcionamento das eleições.
Em primeiro lugar, ser mesário voluntário oferece vários benefícios. Um deles é a dispensa do trabalho, com direito a dois dias de folga para cada dia trabalhado na eleição. Isso é garantido por lei e não interfere no seu salário.
Além disso, você também recebe um certificado de participação, que pode ser usado para comprovar horas de atividades complementares em cursos de graduação, dependendo da instituição de ensino. Portanto, é uma ótima forma de enriquecer seu currículo.
Por fim, ser mesário é uma experiência gratificante. Você estará participando ativamente do processo democrático do país e ajudando a garantir eleições justas e transparentes. Consequentemente, isso proporciona um grande senso de realização pessoal.
Uma das principais dicas é prestar atenção durante o treinamento. Assim, conhecer bem suas funções vai ajudar você a se sentir mais seguro no dia da eleição e a resolver problemas com mais facilidade.
Outra dica é chegar cedo ao local de votação. Dessa maneira, isso dá tempo para organizar tudo antes que os eleitores comecem a chegar. Verifique a urna eletrônica, as listas de eleitores e organize o espaço para que tudo funcione bem.
Por fim, lembre-se de ser educado e paciente com os eleitores. Afinal, algumas pessoas podem ter dúvidas ou dificuldades, e seu papel é ajudar. Portanto, trate todos com respeito e seja um exemplo de cidadania.