Basicamente, podemos afirmar que o FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) representa um dos principais benefícios trabalhistas de todo o Brasil. No geral, o fundo de garantia surgiu com o objetivo de oferecer uma espécie de seguro para os trabalhadores. Por isso, o saldo acumulado ao longo do tempo de serviço fica liberado mediante a algumas situações específicas. Embora grande parte das pessoas não saiba, o FGTS fica liberado não apenas em demissão sem justa causa, mas também em casos de morte do trabalhador, doenças, para amortizar parcelas de financiamento imobiliário e assim por diante.
Nesse sentido, a consulta do FGTS torna-se algo essencial para que tenha acesso ao saldo acumulado, para saber se os depósitos mensais estão sendo feitos e por várias outras finalidades. Sendo assim, todo o processo de consulta do fundo de garantia está disponível de modo totalmente digital. Ou seja, dentro de poucos minutos pode ter acesso a extrato, saldo, transações e todas as contas ativas e inativas junto ao FGTS. Mas, para que saiba mais acerca do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço e aprenda consultar, reunimos a seguir um guia para que tire todas as suas dúvidas. Veja:
Antes de mais nada, precisa entender um pouco mais sobre o FGTS. No geral, trata-se de um benefício destinado a todo trabalhador que presta serviços dentro do Regime CLT, geralmente com carteira assinada. Dessa forma, o empregador fica responsável por realizar depósitos mensais que representem 8% do salário bruto no contratado. Vale deixar claro que em nenhuma hipótese o valor pode ser descontado do salário do trabalhador.
Isso porque, trata-se de uma responsabilidade do empregador. Saiba ainda que todos os valores são depositados em uma conta da Caixa aberta no nome do trabalhador pela própria empresa. Os valores devem ser depositados todos os meses, mas, o trabalhador pode fazer a retirada apenas em situações específicas. Bem como demissão sem justa causa, na hora de financiar o imóvel, em casos de doenças, morte do trabalhador, invalidez, aposentadoria e várias outras.
Se tem contas ativas ou inativas junto do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço, informamos que não deve passar seu CPF e login para terceiros. Afinal, trata-se de algo intransferível e que apenas o titular deve ter acesso. Até porque, na hora de sacar os valores do fundo de garantia, vai precisar desses dados em questão, bem como quando quiser fazer a sua consulta online. Evite também compartilhar outros dados pessoais como e-mail, telefone e outros.
Para concluir, espero que tenha aprendido a fazer a sua consulta do FGTS em poucos minutos e gratuitamente. Agora, basta colocar cada uma de nossas instruções para que faça sua consulta facilmente. Tenha uma boa sorte até mais!