No dia 28 de fevereiro de 2025, uma nova Medida Provisória trouxe, portanto, importantes mudanças para o saque do FGTS, o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço. Este fundo é um direito de todos os trabalhadores com carteira assinada no Brasil e funciona como uma poupança. Assim, ele pode ser utilizado em diversas ocasiões, como na compra de uma casa própria, em casos de doença grave ou quando o trabalhador é demitido sem justa causa. Contudo, com as atualizações recentes, novas condições e oportunidades para saques foram, então, implementadas, pensando especialmente em famílias de baixa renda.
Agora, além das condições tradicionais, a medida provisória de fevereiro de 2025 permitirá que os trabalhadores que foram dispensados de 2020 até o dia 28 de fevereiro de dois mil e vinte e cinco( data da publicação da medida provisória), retirem o saldo completo do valor do seu FGTS, desde que tenham sido dispensados sem justa causa. A medida traz inovações importantíssimas, pois, antes, os trabalhadores podiam sacar apenas a multa de 40% do valor do FGTS, agora, caso se adequem às condições, poderão fazer o saque do valor completo. Esses valores serão liberados em datas específicas a depender da soma total da conta bancária do cidadão.
Para muitos, certamente a tecnologia pode ser uma barreira ao utilizar serviços financeiros. No entanto, o governo garante que, para realizar o novo saque do FGTS, o processo será simples e acessível. Primeiramente, os trabalhadores poderão consultar as regras atualizadas e seus saldos através do aplicativo oficial do FGTS, que está disponível tanto em smartphones quanto em computadores. A partir do aplicativo, será possível também solicitar o saque em poucos passos, desse modo evitando a necessidade de deslocamentos até as agências da Caixa Econômica, que é a responsável por gerenciar o FGTS.
Além disso, para aqueles que não possuem acesso digital, existe a possibilidade de realizar consultas e obter informações diretamente nas agências físicas. Nessas agências, funcionários estarão prontos para oferecer ajuda e orientação adequada. Ainda no caso de dúvidas sobre as novas regras de saque, os trabalhadores podem buscar assistência de maneira presencial ou por telefone, garantindo, assim, que ninguém fique sem as informações necessárias para aproveitar as atualizações de 2025 no FGTS.