Antes de mais nada, para quem ainda não conhece, saiba que o Vale Gás representa um novo benefício social. Trata-se de um programa criado pelo Governo Federal para repassar as famílias de baixa renda os valores para aquisição do gás de cozinha. Nesse sentido, agora, os beneficiários podem receber 100% do preço tradicional de um botijão de 13 kg do gás de cozinha.
Vale ressaltar que os pagamentos do benefício ocorrem a cada bimestre a partir do número final do NIS. Contudo, para que entenda melhor sobre o programa social, se tem direito a receber e demais detalhes, reunimos a seguir um guia explicativo com o conteúdo completo. Veja a seguir:
De modo geral, o programa social Vale Gás surgiu com o objetivo de ajudar as famílias que vivem em situação de vulnerabilidade social. Isso porque, nem todas as famílias podem custear os gastos com o gás de cozinha, considerado um item de necessidade básica para todos os lares. Sendo assim, o programa social é gerenciado pelo Governo Federal do Brasil em parceria com o Ministério da Cidadania.
Contudo, as parcelas pagas a cada bimestre são repassadas pela Caixa a todas as famílias que estão inscritas no CadÚnico. Para receber o vale gás, vai precisar ter uma renda mensal que seja igual ou inferior a meio salário mínimo por membro da família.
No entanto, famílias que recebem outros benefícios sociais do Governo Federal, como Bolsa Família, Seguro Desemprego, BPC e outros, também tem direito a receber o vale bimestral. Enfim, todas as mulheres vítimas de violência domésticas também podem solicitar o benefício.
Sobretudo, para que faça o seu cadastro no Vale Gás, vai precisar realizar uma inscrição prévia junto ao CadÚnico. Afinal, apenas com os dados no banco de dados que pode ter acesso ao benefício social. Saiba que pode fazer a sua inscrição indo até o CRAS da região de onde mora.
Também pode fazer o cadastro pelo site ou app do CadÚnico e depois apenas finalizar em uma unidade do CRAS. Depois de fazer a sua inscrição, vai ter apenas que consultar junto ao programa se foi selecionado para receber o vale gás a cada bimestre.
Basicamente, o beneficiário pode fazer o saque em caixas eletrônicos da Caixa Econômica. No entanto, a retirada dos valores também pode ser feita em lotéricas. Além disso, em ambas as opções não vai precisar de um cartão físico para realizar o processo. Porém, também pode fazer a transferência dos recursos, depositado em sua conta da Caixa, em outras contas bancárias pelo PIX ou TED.
Sem dúvidas, o vale gás ajuda milhares de famílias a terem a garantia do gás de cozinha em seus lares. Por isso, se está dentro dos requisitos e deseja receber o benefício, não pode deixar de fazer o seu pedido o quanto antes. Assim pode receber os valores para compra de um botijão de 13 kg a cada bimestre. Espero que nosso guia tenha lhe ajudado a tirar as suas dúvidas, tenha uma boa sorte a até mais!