A paternidade pode assustar muitos homens em vários sentidos. Afinal, existem grandes desafios que precisa percorrer para que consiga ser um bom pai para cada um de seus filhos. Além disso, durante todo esse trajeto é bem comum ver alguns erros cometidos que podem prejudicar a vida do seu filho (a), ainda mais dentro do atualidade em que vivemos hoje em dia. Primeiro, vale deixar claro que não temos a pretensão de dar um guia de como ser um bom pai.
Até porque, uma coisa pode funcionar para uma pessoa e para outra não. Saiba também que não existe o pai perfeito. Ou seja, mesmo que esforce uma hora ou outra vai cometer alguns erros, ninguém está sujeito a apenas acertar nessa vida. Porém, quando faz o seu melhor como pai, consegue compensar as suas falhas e conseguir bons resultados. Dessa maneira, a seguir iremos te mostrar sete coisas que precisa saber antes de se tornar pai. Confira:
Primeiro, saiba que os homens são bem diferente das mulheres. Desse modo, os homens podem loco de cara acreditar que as flores são caras e que não duram tempo. Ou seja, trata-se de um dinheiro jogado fora. Porém, quando a sua esposa está prestes a dar a luz a seu filho (a) é muito importante para ela que receba flores de você.
Afinal é um momento especial, único, o fruto do amor que está a caminho. Vale lembrar, que a mulher ainda passa por um vale da sombra da morte quando está dando a luz. Então, o mínimo que pode fazer é dar flores, uma joia ou algo especial para a sua mulher.
Embora tenha que trabalhar ou realizar qualquer tipo de tarefa, também vai precisar ajudar sua mulher quando seu filho (a) nascer. Dessa maneira, saiba que precisa também se levantar de noite para trocar as fraldas ou até mesmo para ajudar a sua mulher a amamentar.
Saiba que o dia da sua mulher é bem mais pesado que o seu quando está cuidando de um bebê. Por mais que esteja cansado deve ajudar a trocar a fralda e oferecer suporte. Além disso, esse processo pode ajudar bastante para que defina um vínculo ainda mais com seu filho (a).
Sobretudo, vale deixar claro que não pode insistir muito para que seu filho (a) largue as fraldas ou até mesmo o force. Além disso, forçar a barra para que seu filho avise que está com vontade de fazer alguma necessidade pode acabar sendo bem prejudicial. Também pode fazer com que tenham atitudes anormais quanto ao penico e até mesmo com o próprio corpo. Tenha bastante calma para que o ensine sem gritar ou repreende-lo.
Quando seu filho entrar nos dois anos de idade ele vai passar por uma série de mudanças. Nessa fase é bem comum que os filhos se rebelem contra tudo e te desafie a todo instante. Ou seja, uma espécie de prévia de uma adolescência.
Nessas horas não pode perder a paciência, pois o seu filho está ainda aprendendo qual o seu lugar no mundo e quem de fato ele é. Tenha em mente que nada está errado com o que está fazendo ou que está educando mal, apenas se trata de uma fase que toda criança passa.
Ainda que não seja nada agradável, saiba que falar sobre sexualidade com os seus filhos vai ser algo bem reconfortante. Mais uma vez se cumprir com o seu dever vai ter um vínculo ainda maior. Ou seja, o da confiança, para que seus filhos te procurem quando tiver algum problema. Essa é uma boa dica para usar na sua paternidade.
Ainda que seja algo terrível da paternidade, saiba que vai chegar o dia em que vai perder a torcida de seus filhos. Ou seja, não vai ser visto mais como o grande herói. Por volta dos doze anos de idade os filhos deixam de andar com seus pais, o que também não é uma surpresa. Mas, saiba que isso não significa que não te amem mais, apenas que veem as coisas com uma nova visão.
Depois de realizar todas as suas funções como pai, saiba que após os primeiros quinze anos de vida de seu filho, todas as coisas se tornam bem mais fáceis. Ainda que até essa fase chegar, seja tudo muito desgastante, é essencial para que construa uma boa relação com o seu filho. Além disso, sempre vai sentir falta de cada uma das fazes de seus filhos com o passar dos anos.
Por fim, agora que já sabe todas as coisas antes de se tornar pai. Basta seguir as nossas dicas para que tenha uma paternidade muito feliz e consiga construir a melhor relação com os seus filhos. Vale lembrar, que não existe pai perfeito, mas existem decisões que pode tomar para tentar ser o melhor pai para seus filhos.