O PIS (Programa de Integração Social), nada mais é do que uma abono salarial destinado aos trabalhadores brasileiros. No entanto, para que tenha direito a receber os valores, vai ter que cumprir uma série de requisitos. Além disso, vale deixar claro que o PIS está disponível apenas para funcionários de empresas privadas que trabalham de carteira assinada. O valor referente ao abono salarial pode variar de acordo com os dias trabalhados no ano base. Contudo, não superam o salário mínimo vigente.
Nesse sentido, o saque do abono salarial do PIS foi liberado pela Caixa Econômica. Por isso, milhões de brasileiros podem sacar os valores do abono. Contudo, muita gente está em dúvidas sobre o calendário de pagamento e se de fato tem direito ao PIS em 2023. Para te ajudar a ficar por dentro de tudo sobre o assunto, reunimos a seguir um guia explicativo. Acompanhe até o final e saiba mais:
Antes de mais nada, saiba que o PIS está liberado apenas para trabalhadores que atendem alguns requisitos básicos. Por isso, para que tenha direito, deve atender a todas as regras. Veja a seguir:
O pagamento do abono salarial é feito de acordo com o salário mínimo vigente. Sendo assim, os valores das parcelas são liberadas todos os anos pelo Governo Federal do Brasil. Vale lembrar que o pagamento do PIS é feito pela Caixa, instituição financeira responsável pelo fundo.
Sobretudo, os valores do abono salarial do PIS são proporcionais aos meses trabalhados no ano base. Sendo assim, para que receba o valor total do PIS vai precisar ter exercido atividade remunerada por 12 meses no ano base. Contudo, caso não tenha trabalhado durante todo o período, vai receber os valores do abono salarial de modo proporcional. Não se esqueça que o valor máximo do abono é referente ao salário mínimo vigente.
Sem dúvidas, todo processo para fazer o saque do PIS ocorre de modo simples e fácil. Isso porque, a Caixa é a responsável em fazer o pagamento do abono salarial para os trabalhadores com carteira assinada de empresas privadas. Sendo assim, o banco vai abrir de modo automático uma conta no Caixa Tem no nome do trabalhador. Assim, basta acessar a conta com seus dados que vai conseguir sacar os valores referentes ao abono salarial. Mas, se quiser, ainda pode ir até uma das agências físicas da Caixa, correspondentes ou Lotéricas com o cartão social e senha para fazer a retirada dos valores.
Se tem direito ao abono salarial, não pode perder tempo! Então, faça a sua consulta e saque os valores o quanto antes!