Sobretudo, saiba que o calendário de pagamento referente ao PIS PASEP do ano base de 2021. Sendo assim, se tem direito a receber o benefício, precisa estar atento a todos os principais detalhes referentes ao abono salarial.
Vale ressaltar que muita gente ainda tem dúvidas de como receber o abono salarial em 2023. Pensando nisso, elaboramos um artigo com todos os esclarecimentos que precisa acerca do PIS PASEP 2023. Acompanhe e saiba mais:
Antes de mais nada, saiba que o PIS e o PASEP são programas destinados aos trabalhadores brasileiros e foram criados pelo Governo Federal. Nesse sentido, o PIS (Programa de Integração Social), está disponível para trabalhadores de empresas privadas com carteira assinada. O PASEP (Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público) está disponível para servidores públicos que atuam dentro do regime CLT. Contudo, para que receba o abono salarial, vai precisar atender algumas regras solicitadas pelo Governo Federal. Veja a seguir:
Vale deixar claro que o PIS e o PASEP foram criados para beneficiar os trabalhadores com um abono salarial anual. Ou seja, trata-se de uma espécie de décimo quarto salário. Contudo, apenas quem tem direito pode fazer a solicitação de saque dos recursos. Saiba ainda que os valores não são cumulativos. Então, caso não faça saque dos recursos este ano, não vai acumular valores para o próximo ano.
Basicamente, o valor máximo do abono salarial é de um salário mínimo. Contudo, os valores que o trabalhador vai receber podem variar de acordo com os dias trabalhadores no ano base. Nesse sentido, para receber o valor mínimo, deve ter trabalhado pelo menos 30 dias no ano base. Caso tenha trabalhado os 12 meses no ano base, vai ter direito a receber o valor integral do abono salarial. Ou seja, um salário mínimo, no valor de R$1.320. Mas, se não ter prestado serviço durante todo o ano base, vai receber os valores proporcionais. Por exemplo, caso tenha trabalhado 5 meses, vai receber o equivalente R$110.
O pagamento do PIS é feito pela Caixa Econômica Federal do Brasil aos trabalhadores com carteira assinada de empresas privadas. Dessa forma, o PASEP é pago pelo Banco do Brasil. Por isso, quem recebe o PIS vai receber os valores em uma conta bancária da Caixa. Agora, os servidores públicos recebem os recursos em uma conta bancária do Banco do Brasil. Além disso, se tiver dúvidas referentes ao abono salarial, pode entrar em contato com a Caixa ou o Banco do Brasil.
Por fim, espero que tenha tirado as suas dúvidas acerca do abono salarial em 2023. Agora, basta seguir nossas instruções e ficar por dentro do calendário de pagamento, para que não perca os prazos para receber os valores. Boa sorte e até mais!