Você já ouviu falar do PIS PASEP, mas sabe exatamente o que é e como você pode consultar e receber esse abono salarial? Se você faz parte do imenso grupo de trabalhadores brasileiros com carteira assinada, seja no serviço público ou na iniciativa privada, é fundamental entender esse benefício e saber como pode fazer jus a ele.
Portanto o PIS PASEP trata-se de um direito do trabalhador que muitos ainda não conhecem profundamente, ou não sabem como proceder para receber esse abono salarial devido a eles por lei. Este artigo será um guia claro e direto para você tirar todas as suas dúvidas sobre o PIS PASEP e ficar por dentro do processo de consulta e resgate do saldo disponível.
O PIS (Programa de Integração Social) e o PASEP (Programa de Formação de Patrimônio do Servidor Público) são fundos contribuídos pelas empresas e órgãos governamentais respectivamente, com a finalidade de promover uma distribuição de renda mais equânime e beneficiar trabalhadores com menores salários.
Sendo assim, o PIS, gerido pela Caixa Econômica Federal, tem como propósito financiar o seguro-desemprego, pagamento do abono salarial e a participação na receita de empresas da iniciativa privada. Então, já o PASEP, similar ao PIS em seus objetivos, é voltado para os servidores públicos e administrado pelo Banco do Brasil.
Dessa maneira, para ser elegível ao recebimento do abono salarial do PIS PASEP, você precisa cumprir alguns requisitos essenciais:
Dessa forma, a consulta do saldo ou extrato do PIS PASEP trata-se de um processo bastante simples e completamente online. Mas tenha em mãos o NIS (Número de Identificação Social) ou o NIT (Número de Identificação do Trabalhador) e siga os passos:
O resgate do abono salarial fica liberado de acordo com o calendário de pagamentos estabelecido anualmente.
Por fim, você também pode consultar o calendário de pagamento e obter mais informações no site do Ministério do Trabalho e Previdência ou através do portal Gov.br.