A partir desta semana já está liberado a consulta para ver quem pode receber o valor pela restituição do Imposto de Renda referente ao 2° lote de repasses. Sobretudo, nesse lote também estará abrangido valores quanto a restituição residual de outros exercícios. Quanto a quando vai começar o pagamento desses valores que estão sendo liberados, ele começa a partir do dia 30 de junho. Conforme afirma a Receita Federal, esse valor vai chegar a mais de 5 milhões de pessoas que contribuíram com a renda e ainda somando um total de em média R$7,5 bilhões para repasse.
Outro ponto que vale ressaltar é que como se afirmou a Receita Federal, todos esse valores vão se repassar antes de mais nada às pessoas que estão em prioridade para receber. Sendo assim:
Sobretudo, a Receita Federal vem organizando o repasse dos valores para as pessoas que tem direito a receber a restituição por lotes. Desse modo, a cada lote, são eles cinco, uma quantia de pessoas é paga. Para as pessoas que deixaram de declarar seu Imposto de Renda, o prazo terminou no dia 31 de maio. Confira abaixo as datas de repasse para cada lote da Restituição de Imposto de Renda.
Em suma, para descobrir se você tem ou não algum valor disponível para sacar pelo seu Imposto de Renda, é preciso antes de mais nada consultar seu CPF. Desse modo, para realizar essa consulta a pessoa precisa entrar no site oficial da Receita Federal e então apertar na opção de “Meu Imposto de Renda”. Depois disso, apertar para “Consultar sua Restituição”.
Ainda mais, o governo também deixa disponível um App que pode ser baixado em celulares e tablets. Por meio desse app fica disponível os mesmos serviços de consulta ao IR e sua restituição, isso conforme o IRPF libera pelas bases do Fisco.
Conforme o que a Receita Federal informou, o repasse dos valores para restituição do IR acontecem de acordo com a conta bancária que a pessoa informa. Ou ainda, uma outra opção é que a pessoa informe sua chave PIX para receber em conta a transferência do valor.
Contudo, caso a pessoa ainda não resgate o valor que recebeu pela restituição, ela tem um prazo de até 1 ano para realizar esse saque antes que o valor expire. No entanto, agora o saque fica vinculado a uma conta pelo Banco do Brasil. Desse modo então, a pessoa fica por reagendar seu saque no Portal do BB ou ainda ligando para a central do BB. Acompanhe os canais de comunicação do Banco do Brasil: